Os cães são como as crianças, temos que ensina-los o que devem ou não fazer. Primeiro temos que diferenciar a educação do treino, pois ambas as funções são diferentes. Educar são as normas e limites impostos em casa, pelo dono do cachorro, de maneira a que o cão aprenda o que deve ou não fazer.
Devemos ter bem claro que a educação do animal se inicia desde primeiro momento em que chega ao nosso lar. Assim será mais fácil implantar as bases do que pode ou não fazer.
A melhor opção, no que toca a educar um cão, é que seja o próprio dono a encarregar-se dessa tarefa, embora possas aconselhar-te em escolas de treino visto que os treinadores com grande experiencia e conhecedores da psicologia canina poderão ajudar-te coma metodologia mais correta. A ideia é que o dono do animal o eduque de uma forma positiva e amena.
Neste processo de que o cão obedeça, quando o animal fizer algo bem, devemos fazer com que ele saiba disso, pelo que é proveitoso que o cão receba uma recompensa ou premio. É preferível uma palavra amável ou uma festa, não tem necessariamente que ser um alimento.
Possíveis situações e como corrigi-las
“O meu cão morde tudo.”. Quando o encontrares a morder um sapato ou qualquer objeto que não deve tocar, diz-lhe que isso não se deve fazer de uma forma autoritária. Logo deves tirar-lhe o objeto em questão e substitui-lo por um dos seus brinquedos, para que o possa morder e brincar com ele. Quando o fizer, felicita-o com festas para que veja que este comportamento te agrada.
“O meu cão urina dentro de casa.”. Pode ser que tenha marcado o território, ou até pode ser que não saiba onde urinar. Em ambos os casos, a solução é pôr uma marca olfativa. Ou seja, utiliza uma folha de jornal e coloca-a onde o cão urinou, para absorver a urina e coloca-a e depois coloca-a no sítio onde deseja que ele urine.
“Quando está sozinho morde tudo.”. Pensa que para o teu cachorro é muito difícil sentir-se solitário. Alem disso está a crescer e está cheio de energia. A solução mais adequada seria levá-lo a passear para que se canse, assim não terá energias para estragar nada. Mas sobretudo, o recomendável é deixar-lhe todos os seus brinquedos e comida ao seu alcance. Assim, quando tiver fome ou quiser brincar, poderá faze-lo.
É sempre bom impregnar todos os seus brinquedos com o teu odor, com o teu perfume, pois sempre que escolher um objeto, procura um que lhe lembre o dono.
“O meu cão pode chegar a morder alguém?”. Se não se acostumar desde pequeno a estar com outras pessoas, pode ocorrer, visto que se acostuma a intimidade com o seu dono e qualquer excesso de pessoas o põe nervoso. Ou então pensa que lhe estão a retirar a atenção. Ou mesmo por medo dos desconhecidos. Há um período chamado socialização, que é desde a semana 6 até a 12, durante a qual se aconselha a relacionar o cão com as pessoas: crianças, idosos e também com outros animais.