História da Raça
Embora a origem exata do American Pit Bull Terrier seja desconhecida, as suas raízes apontam para a Inglaterra, nos finais do seculo 18 e inícios do seculo 19.
Os Pit Bulls Terriers americanos foram criados para dois fins: Para combates contra touros (muito na moda na época) e para mover os rebanhos de gado por caçadores e fazendeiros.
Embora estes cães foram tenham sido chamados de Bulldog, não devemos confundi-los com os Bulldogs atuais. Na verdade, eles eram mais como o Pit Bull atuais. Trata-se de uma teoria da origem da raça. Outra diz que surgiu do cruzamento do Bulldog antigo e um Terrier.
Outra teoria diz que as suas origens provem dos antigos molosos, que eram utilizados na guerra pelos assírios no ano de 2000 A.C. Estes cães eram potentes, fortes e muito fieis. O que esta teoria não explica é se chegaram a Inglaterra pelo comércio com os fenícios ou se foi pela guerra contra os romanos.
O importante neste feito é que cruzou estes molosos com uma raça que já existia ali e criaram uma raça de cães mais ferozes que os molosos. A evolução dos Molosos Britânicos deu lugar a duas raças, a Bandog e a Alaunt, raças que mais tarde dariam lugar ao Bulldog e ao Mastiff.
Uma ultima teoria afirma que o PBTA é a mesma raça que o antigo Bulldog e se manteve até as nossas origens. Como podemos ver, ninguém pode assegurar a ciência certa da procedência desta magnífica raça.
Características físicas
Cão de corpo rigoroso, robusto e muito musculoso, mas curto em termos de comprimento. A cabeça é em forma de cunha, vista de cima e arredondado visto de frente. A mandíbula é característica desta raça com a chamada "corte de tesoura” com dentes bem encaixados.
Destaca-se o seu conjunto traseiro, com um quadril largo e obliquo para garantir uma maior potência de arranque, O focinho destaca-se por ter os orifícios nasais largos. As orelhas não têm pregas e são retas. Os seus olhos são redondos e muito vivos.
Carater e comportamento
Apesar do PBTA ter sido historicamente criado para se sobressair em combate com outros cães, se for bem-criado desde cachorrinho, tem um temperamento extremamente equilibrado e, ao contrário da crença popular, não é agressivo por natureza contra os Humanos.
Na verdade, ao chegar a adultos, os Pit bulls podem mostrar agressão contra outros cães. Embora que esta agressividade possa diminuir-se se forem criados com outros cães, para que se acostumem a outros cães e assim diminuir quase por completo esta agressividade.
Tem um caráter lúdico, são muito teimosos e muito inteligentes. São cães sempre dispostos a fazer exercício, para satisfazer o seu dono em tudo o que lhes for pedido (por mais difícil que seja), o que faz com que estes cães aprendam de uma forma fácil e rápida. Eles gostam de ser felicitados e abraçados.
Nunca se cansam. São cheios de uma energia e vitalidade fora do comum. Eles sentem uma grande devoção ao seu dono.
Cuidados com a raça
Se há um cuidado que o Pit Bull precisa é exercício físico. Não só disfrutam de uma boa quantidade de exercício extenuante, mas o exercício é-lhes necessário. Se não tens tempo para exercitar o teu cão regularmente, deves escolher outra raça. O mínimo que esta raça precisa, é correr a um ritmo normal entre 30 a 45 minutos diários.
Se não podes sair com eles, podes faze-los correr numa passadeira. Certifique-se de não cansar seu cachorro enquanto ainda em desenvolvimento. A utilização séria de exercício deve começar somente após 18 meses de idade.