História da raça
A raça Dobermann é uma raça de cão doméstico, ainda que geralmente são mais utilizados como cães guardiões já que têm reputação de ser sumamente leais aos seus donos e cuidadosos com os seus pertences.
É uma das poucas raças que recebem o nome em honra de uma pessoa: Karl Friedrich Louis Dobermann (1834 – 1894). As versões do porquê de receberem o seu nome são várias. A que mais se aproxima afirma que o senhor Dobermann confiscava bens e necessitava de um cão grande e feroz.
Dobermann encontrou um cão de raça desconhecida e nele notou a qualidades que ele desejava e o cruzou com o Pinscher. Esse foi o começo do que terminaria por ser o Dobermann atual. Foi Otto Göller o que estabeleceu de forma definitiva esta raça através de novos cruzamentos, especialmente com o Terrier preto e com o Greyhound.
Os primeiros cães tinham um caráter bastante conflituoso, muito feroz e difícil de controlar. Mas com o tempo conseguiu-se cães mais estáveis e de comportamento dócil.
Caraterísticas Físicas
O Dobermann é um cão com um grande físico. É um cão musculado ainda que sem chegar ao excesso. De perfil quadrado, possui umas costas curtas com uma barriga firme e encolhida. As patas são muito fortes, com as da frente longas e musculadas. As patas traseiras não são tão sólidas como as posteriores.
Possui uma cabeça bastante ossuda, longa e um perfil afilado com um focinho de cor preto e uns olhos amendoados, muito expressivos e com um olhar vigoroso. Nos Dobermann pretos a cor dos olhos é castanha. Nas outras cores de pêlo, a cor dos olhos é igual às marcas do pêlo. O pêlo é curto, liso e colado à pele. Ao acaricia-lo notaremos que não é sedoso mas também não é áspero.
Caráter e comportamento
Estamos a falar de um cão fiel, valente, que cuida dos seus e com uma grande intelig~encia. Pode ser um cão muito sociável mas para isso requer de uma adequada socialização durante os primeiros meses de vida.
Cuidados da raça
O Dobermann é considerado como uma das raças mais inteligentes. Mas devido à sua força física e ao seu temperamento esta raça necessita de uma socialização calma, um pouco de treino de obediência e uma grande quantidade de exercício. Não é uma raça recomendada para aqueles donos que não contam com tempo para dedicar-lhes ou que não tenham energia ou experiência. O Dobermann é um cão de trabalho muito inteligente que adora aprender.