História da raça
Podemos dizer que o Teckel é um cão “diferente”. É um cão que possui uma tal diversidade de pelagem, cores e características, que todo ele permitiu dedicar-lhe um grupo.
O Teckel é um cão de caça cujos primeiros traços são encontrados na idade média. O Teckel, de pelo curto, é o mais antigo da sua descendência e tem origem no cruzamento de raças Bruno de Jura, Pinschers alemão e Terriers. O uso da palavra o Dachshund é mais recente e é pensado para vir da palavra "Dachshund" ("Dachs" significa "escova" em alemão). Daí vem também "Dachshund", outra forma de ouvir sobre esta raça.
No seculo 17 começa a aparecer uma variação de pelo comprido, nascida sem dúvida do cruzamento entre a raça Epagneuls alemã e a Spaniel Inglesa. E é durante o decorrer do seculo 19 que os Teckels, de pelo áspero, fizeram a sua aparição, devido a cruzamentos entre a raça Shnauzer, a Dandie Dinmont Terrier e também a Scottish.
Caraterísticas Físicas
O Teckel é uma raça com membros curtos e corpo largo. A sua estrutura foi o que o levou a ser chamado, popularmente, de “cão salsicha”. Mas apesar da sua aparência, apresenta uma grande musculatura, que o torna num cão muito vivo e ágil.
Tem uma cabeça larga, que vai estreitando até ao nariz, mas sem ser pontiaguda. As sobrancelhas são destacadas e cartilagem do nariz é longa e estreita. Os seus olhos são de tamanho médio, ovais e com uma distância razoável um do outro. Possuem uma expressão viva e amistosa.
Caráter e comportamento
O Dachshund é um cão com uma personalidade forte, pelo que precisa de donos energéticos e decisivos. De todas as formas, a personalidade do Teckel dependerá do tipo que for. O mais carinhoso e por isso mais recomendado para companhia é o Teckel de pelo comprido. O que tem um caráter mais forte é sem dúvida o Teckel de pelo curto. E finalmente, o mais usado para a caça é Dachshunds de pelo áspero.
Cuidados a ter com a raça
Não confie na aparência! O Dachshund é um cão muito atlético e, portanto, é um cão de grande porte que precisa de passeios e muita disciplina. Devemos prestar muita atenção ao que acabamos de dizer, porque estamos a falar de um cão que, sem o suficiente exercício tendem a tornar-se obesos.