O Chow Chow procede dos planaltos do norte da China, onde viveu há mais de 2000 anos. A origem do seu nome é uma incógnita. Significa “língua preta” ou “boca preta”, ainda que há lendas que lhe chamam de cão-lobo ou cão-urso por se crer que tem estes animais como grau de parentesco.
Também há estudos que indicam que o nome pode vir de uma palavra que em chinês significa alimento.
Ao longo da história foi usado como caçador e como puxador de trenós pelos monges de Manchuria, ainda que com pouco êxito em ambas as tarefas pois não é nem rápido nem bom a puxar. Em algumas partes da Ásia são criados pela sua carne, que é considerada um manjar.
Caraterísticas Físicas
O Chow Chow apresenta uma beleza extraordinária e um porte muito elegante. Relembrar um leao mas com uma língua violácea muito escura.
De corpo compacto, pouca alçada e bem equilibrado, apresenta uma silhueta definida e tem a cauda sobre as costas. A pelagem pode ser longa e curta. Tem umas orelhas pequenas, grossas, levemente arredondadas na ponta e são firmes. Os olhos são escuros, de forma amendoada.
A sua língua é preta azulada. Para além disso tem um andar muito peculiar.
Caráter e comportamento
É um cão de um só dono. De caráter bastante teimoso, às vezes dá claras amostras de desobediência, pelo que requer uma educação suave mas firme e paciente.
O Chow Chow também se poderia chamar na perfeição “o conformado”, pois muitas vezes se mostra indiferente e com a mesma expressão nos olhos perante a ordem do seu dono, cumprindo um castigo, debaixo de uma tempestade de neve ou até ao oferecer-lhe uma guloseima.
Cuidados da Raça
O Chow Chow está provista de um abundante e tupido pêlo e de um suave sub-pêlo que tem necessidade de ser escovado diariamente. O pêlo mantém-se lustroso se for escovado de 5 a 10 minutos diários e uma hora aos fins-de-semana.