A raça West Highland White Terrier, também conhecida como Westie, é uma das raças mais amigáveis que existem. O seu pêlo branco, as suas qualidades de cão de guarda e o carinhoso que é com os seus donos fazem dele um dos animais de estimação preferidos para alegrar as casas.
HISTÓRIA DA RAÇA
A raça West Highland White Terrier é original do oeste da Escócia, especificamente da zona de Argyll. Os seus antepassados foram os Cairn Terriers, exemplares que pelo século XIX eram utilizados para caçar raposas e coelhos. Logo foi feita uma selecção de caninos deste tipo de cor branca para uso sinérgico, devido a que muitos caçadores acreditavam ser mais vantajoso possuir cães de cor branca, para diferenciá-los das suas presas de cores escuras.
Desta forma os Cairn brancos misturaram-se com outros terriers escoceses e foi então que no ano de 1904 reconheceu-se a raça de forma independente.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Uma distinção física que todos adoram em relação a este animal de estimação é o seu pequeno tamanho. Tanto assim o é, que a sua altura não supera os 30 centímetros. Apesar disto, é um cão de grande força, pois tem uma estrutura musculada e compacta. Para além disso tem uma cabeça ampla e patas pequenas mas também musculadas.
Os olhos e o nariz são grandes e de tonalidades escuras. Sobressai para além disso as suas orelhas, erguidas e pequenas, assim como o seu pêlo com duas camadas, uma delas curta e suave e a outra muito mais comprida e grossa. O tom desta cobertura é branco em todo o seu corpo.
CARÁCTER E COMPORTAMIENTO
Ao olhar para um Westie destaca-se o seu olhar penetrante, a mesma com que se percebe a sua nobreza e carinho para com os outros. É também muito inteligente e fiel com os seus donos. Também é um pouco teimoso às vezes e não é assim tão simples educá-lo na obediência.
Mas ao mesmo tempo adora socializar com as pessoas e outros animais, com os quais geralmente porta-se muito bem e evita problemas. Para além disso adora brincar e estar sempre em movimento. É um gastador de energia por natureza, pelo que torna-se muito positivo já que é o melhor cão de alarme que existe, sempre a velar pelo que se sucede à sua volta e defender o seu território.
CUIDADOS DA RAÇA
Certamente que esta raça requer de múltiplos cuidados especiais. Entre eles uma escovagem todos os dias para evitar os nós no seu pêlo e uma revisão sistemática da pele, já que a mesma é muito sensível e propicia a problemas dermatológicos.
Em relação aos seus ouvidos, muito cuidado com as otites, que pode acontecer se não forem limpos com regularidade. Também deve-se ter cuidado com o sarro dos dentes, o qual se pode evitar com uma escovagem frequente da sua dentadura.
Para além de tudo isto há que rever e assegurar os olhos estão sempre limpos.