História da Raça
A raça Cocker Spaniel Americano foi oficialmente reconhecida em 1946. Tendo sido criado nos EUA a partir do Cocker Spaniel Inglês de onde se veio afastando de pouco a pouco. Esta raça possui uma destreza excecional no que toca a caçar coelhos, habilidade esta que não passou despercebida na Europa Ocidental, pelo que a raça, desde o início, teve uma grande ressonância internacional.
Pouco a pouco o Cocker Spaniel Americano abandonou a caça e converteu-se num cão de companhia e também de exposição. Este Cocker é das raças mais sofisticadas e cuidadas, atualmente conhecidas.
Características fisicas
O Cocker americano tem um corpo forte e compacto. É em geral um cão muito equilibrado. As suas pernas dianteiras são retas e seu tronco desce ligeiramente para as patas posteriores que são fortes, musculosas e anguladas. De crânio arredondado e cabeça muito modelada, tem o focinho largo e fundo. As orelhas são de inserção baixa, muito largas e cobertas de pelo comprido. A pelagem é ligeiramente ondulada, de textura sedosa, franjada nas orelhas, parte inferior do peito, abdómen e nas extremidades.
Carater e comportamento
É um excelente companheiro para as crianças. É um cão leal, brincalhão e muito sociável. Também se adapte perfeitamente a uma variedade de estilos de vida e idades. Esta raça é muito inteligente e tem uma grande personalidade, pelo que deverá receber uma educação séria desde o início. Equilibrado, vigilante e de pouco latido.
Cuidados com esta raça
Por possuir orelhas longas, muitas vezes estas entram em contato com o solo e podem ficar sujas. Por conseguinte, é necessário escova-lo diariamente. Deve verificar frequentemente as orelhas para evitar a entrada de corpos estranhos que possam causar otites.
Deverá também ser especialmente vigilante com carrapatos, que são parasitas que se agarram principalmente às orelhas do animal.