O cão pertencente à raça Ratonero Bodeguero Andaluz adquiriu a sua fama pela sua excelente habilidade para exterminar e controlar qualquer população de roedores à sua volta, principalmente armazéns, bodegas, celeiros e outros espaços semelhantes, não só no campo como também e zonas industriais.
HISTÓRIA DA RAÇA
A história deste cão começa nos últimos anos do século XVII. Pensa-se que a partir do comercio costeiro das Ilhas Britânicas, desembarcaram nas costas de Cádiz suficientes exemplares do antigo Fox Terrier de Pêlo Liso, criando-se uma comunidade de trabalho na zona vinícola da província.
Os cruzamentos do Terrier com cães dos portos espanhois do sul deram como resultado esta raça, que foi definindo-se com a ajuda dos criadores, entre os séculos XVIII e XIX.
O primeiro clube nacional da raça fundou-se em 1983 e em 1997, com a ajuda da faculdade veterinária de Córdova foi definido o standard da raça, o qual aprovou-se durante uma assembleia extraordinária do Clube Nacional do Cão Ratonero Bodeguero Andaluz, durante o primeiro mês de 1998.
Até hoje, nem a Federação Canina Internacional nem outras organizações cinológicas a nível internacional reconheceram o Ratonero Bodeguero Andaluz. Em 2012 e 2013 o Kennel Club finlandês permitiu-lhe participar nos seus eventos.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
É um cão que poderia considerar-se entre médio e pequeno, a partir de que mede ao redor de 40 cm, 43 como máximo e pesa até 8 kg. As fêmeas como média medem um par de centímetros a menos. Tem olhos escuros e pequenos, algo oblíquos e expressivos. A cabeça é triangular tal como as orelhas, as quais se encontram sempre em atenção. A cauda, perpendicular às costas, encontra-se sempre erecta.
O corpo do Bodeguero Ratonero é elegante e atlético. O pêlo é curto, denso e uniforme. Normalmente branco com a cabeça preta e algumas manchas amarelas fogo no rosto, sobre os olhos e desde do nascimento da mandibula inferior até ao focinho de trufa preta.
CARÁCTER E COMPORTAMENTO
Estamos diante um cão alegre, valente e inteligente. Com virtudes que destacam, como a tenacidade para a caça de roedores, ainda que também pode ser um excelente caçador de coelhos e lebres.
O seu carácter simpático e carinhoso convertem-no num cão familiar muito apegado às crianças e aos jogos. O fiel companheiro e muito trabalhador.
A sua excelente formação física o torna muito ágil, pelo que não é difícil vê-lo a dar saltos e voltas a grande altura. Ainda que às vezes custa-lhe regressar perante a voz do amo, são cães obedientes em geral, e com um treino adequado podem ser tão bons na caça como na casa.
CUIDADOS DA RAÇA
O Ratonero Bodeguero Andaluz não apresenta doenças específicas da raça, e pode-se dizer que é um cão extremamente resistente às doenças. Mas para além disso é resistente e adaptável às condições climatéricas adversas, uma qualidade muito valiosa para quem escolhe viajar com o seu animal de estimação.
O seu temperamento necessitará que o seu dono, para além de uma escovagem ocasional, ocupe-se de proporcionar-lhe suficiente exercícios para um desenvolvimento físico correcto e mental da cria e do cão adolescente.
Bastará então exercício, alimentação sã e equilibrada e um esquema de vacinação correcta.