História da raça
Infelizmente o Bulldog Alapaha de Sangue Azul é uma raça quase extinta. Existem uns 150 exemplares por todo o mundo actualmente, pelo que é uma espécie muito rara.
Na região do rio Alapaha nos primeiros anos de 1800, numa quinta a sul da Geórgia (Estados Unidos) desenvolveu-se esta raça para cuidar das plantações e do gado. O criador, Papa BuckLane, começou um projecto para resgatar o cão de plantação do sul de Geórgia que estava quase extinto, e era necessário um cão trabalhador e de guarda para os fazendeiros locais.
Este projecto a partir do Bulldog original deu como resultado o Bulldog Alapaha de Sangue Azul, cujo foi um cão pastor nas suas origens, suas qualidades mais destacadas foram estas.
A inícios do século XXI apenas se tinha inscrito 700 exemplares em toda a história desde do surgimento da raça. Actualmente apenas podem contar-se entre 120 e 150 Alapahas.
Características Físicas
É um bulldog de traços exagerados e aparência poderosa. A cabeça é ampla com um focinho bastante avantajado e quadrado. A largura da cabeça obriga a uma separação grande entre os olhos. O pêlo é muito curto em todo o corpo, de musculatura magnífica. O peito não é muito amplo.
Têm uma mandíbula extremamente poderosa, os lábios superior vão soltos, enquanto os de baixo estão bem fixo. O pescoço é redondo e musculado tal como as suas costas, que estão bem desenvolvidas terminando numa cauda forte e erguida.
Tem ossos fortes e bem marcados nos ombros que baixam até às patas da frente, musculadas e de ossos redondos. As traseiras são mais compridas e poderosas. Ambas terminam em pés redondos com unhas grandes.
A cor que mais abunda é o branco, ainda que não puro. Podem ser encontradas algumas manchas ou marcas de outras cores: preto, castanho e azul, entre outras. Vivem entre 12 e 15 anos.
Em geral os machos pesam de 60 a pouco mais de 90 kg e as fêmeas normalmente não passam dos 70, com um peso mínimo de 25 kg elas e 30 kg para os machos. Os tamanhos vão desde 68 a 76 cm para os machos e entre 50 e 58 cm para as fêmeas.
Carácter e comportamento
Estes cães são muito afectuosos com os seus donos, ainda que mostrarão desconfiança com desconhecidos. São animais de estimação carinhosos e obedientes sobretudo. Cuidarão muito bem das crianças. Neste aspecto são excelentes para acompanhá-las nos seus jogos e protegê-los fora de casa.
Como guardas vão-te defender até à morte. Têm problemas de agressividade, mas são muito treináveis devido à sua grande inteligências e obediência naturais. Podem ser agressivos com outros cães se não os fizeste socializar desde crias. Se o fizeres podes juntar com outros animais de estimação, inclusive gatos. De qualquer das formas a agressão nunca acontecerá se não se sentirem ameaçadas ou te vêm a ti ou à tua família em perigo.
Podem conviver dentro de casa como companhia e guarda, mas geralmente preferem permanecer ao ar livre.
Cuidados da raça
É um cão activo e atlético pelo que necessitará de exercício físico diário. Se estiver em interiores, caminhando duas vezes por dia se sentirá satisfeito. Se estiver a viver num pátio suficientemente amplo, cuidará ele mesmo do seu exercício.
Necessita de alguma escovagem, mas apenas ocasionalmente. O banho também não necessita de ser frequente, apenas em casos necessários de sujidade apreciável ou excesso de suor por exercícios intensos.
O treino é fundamental. Se vais adoptar um bulldog assegura-te que está treinado ou que é uma cria que podes treinar logo desde início.