História da raça
Esta raça foi criada pelo caçador Eduard Karel Korthals, um holandês que procurava recuperar as características do antigo Griffon mediante cruzamentos selectivos e um duro treino aos exemplares seleccionados. Nenhum dos escolhidos podia dispor de sangue estrangeiro para o cruzamento.
Korthals fez com que os seus cães trabalhassem e treinassem previamente sobre terrenos difíceis em qualquer condição climatérica. Isto deu como resultado um cão caçador entre caçadores, preparado para qualquer terreno, plano ou montanhoso, fosse em que condições fossem.
O standard deste cão tão versátil na caça foi registado em 1887. Nos anos seguintes, de 1895 a 1916, formaram-se diferentes clubes da raça, o primeiro na Alemanha e logo depois na Bélgica, França, Holanda e EUA.
Após a morte de Korthals a raça continuou a desenvolver-se em França, onde alcançou grande popularidade entre os criadores, até ao ponto de muitos considerarem este cão de nacionalidade francesa.
O Griffon de Korthals pertence ao registo 107 da Federação Cinológica Internacional e em 1991 foi reconhecido pelo prestigioso Kennel Club americano.
Características físicas
O Griffon Korthals é um cão vigoroso e robusto, muito peludo. São de tamanho médio e muito resistentes.
A altura segundo o standard deve ser de uns 50 a 60 cm, enquanto devem pesar entre 20 e 30 kg. As fêmea medem perto de 5 cm a menos que os machos. A camada de pêlo pode ser castanha, castanha e branca, cinzento aço com manchas castanhas ou mesmo branco e laranja. O pêlo é duro e áspero, como o pêlo dos javalis. Debaixo encontra-se um sub-pêlo resistente à água, fino e espesso.
A cabeça é grande e longa com sobrancelhas bastante definidas. A trufa é sempre de cor pardo. Não têm papada no pescoço, o qual pode ser considerado entre médio e longo. As orelhas não se dobram, são planas e nascem à altura dos olhos. Também estão cobertas de pêlo abundante de comprimento distinto.
Têm um torso musculado e bem desenvolvido com costas ligeiramente arqueadas. Os pés são redondos e firmes.
Carácter e comportamento
Estamos a falar de um cão desenhado para caçar, pelo que estamos diante uma obediência e lealdade impossíveis de medir.
É um cão doce e inteligente mas não é apropriado para cão de companhia devido à sua intranquilidade e carácter teimoso. Ainda que é um bom guarda, não é um cão agressivo com desconhecidos nem com crianças, mas sim muito brincalhão e curioso.
É extremamente obediente para caçar, de olfacto agudo e trote muito rápido. Excelente para caçadores a pé e veteranos. O Korthals adequadamente treinado é capaz de controlar a peça de caça de tal forma que permite ao caçador adoptar o melhor disparo. O pêlo permite-lhe penetrar qualquer tipo de vegetação e capturar a sua presa como também na água e pântanos. De igual forma chuva e o tempo frio jamais será um obstáculo impossível de ultrapassar.
É capaz de superar terrenos difíceis para os próprios cães ingleses, cuja reputação neste tip ode caça que requer paciência eenergia é bastante conhecida.
Cuidados da raça
É um cão de boa saúde, mas requer de muito exercício e alimentação equilibrada. Não é recomendável que viva num apartamento ou garagem. Esta raça necessita de espaço para correr.
Deram-se casos dentro da raça que apresentaram displasia da anca e problemas de visão como cataratas, entre outros. A cidade pode torná-lo mais susceptível a doenças da pele.
O pêlo necessita de escovagens duas vezes por semana, chegando a três em épocas de muda. Devem-se eliminar também o pêlo morte de entre os dedos e limpar as orelhas por dentro para evitar infecções.