História da raça
Cão de origem inglesa, o Beagle é um cão criado especialmente para a caça da lebre (beagling) há vários séculos no seu país natal. Atualmente continua a ser um dos cães favoritos por todos os caçadores devido à sua inteligência, ao seu porte harmonioso e desportivo, à sua vivacidade e resistência e às suas grandes qualidades para a caça.
Caraterísticas Físicas
O Beagle é uma raça de cão que se gosta muito devido ao seu porte, ao seu temperamento, à sua polivalência, à sua eficácia e velocidade. Os Beagle são cães vigorosos e distinguidos, que apresentam uma construção compacta.
A cabeça destes cães é forte mas sem chegar a ser grande. Lábios quadrados, ligeiramente baixos e orelhas muito caraterísticas: de porte baixo, longas, de extremidade muito arredondada e de textura fina. As mandíbulas são fortes e o seu focinho curto.
O seu pêlo é curto, denso, resistente e a sua cauda é forte, de um comprimento médio, porte elevado e coberta de pêlo.
Caráter e comportamento
A raça Beagle é muito carinhosa, alegre e não requer de muito sítio para viver, o que explica sem dúvida o que se encontra tão presente nas cidades. Mas devemos ter presente que o Beagle é um cão de caça que viveu muito em grupo, pelo que não suporte bem a solidão.
É um cão que precisa de muito contato físico, que necessita de muitos passeios e que geralmente não consegue suportar largos momentos de solidão. Por isso não são apropriados para donos que estejam ausentes durante muito tempo todos os dias. Também devemos destacar que, ainda que é um animal muito agradável, precisa de uma boa educação.
Cuidados da raça
Esta raça necessita de uma escovagem uma ou duas vezes por semana e uma higiene regular das suas orelhas.