Os especialistas têm-no claro: oferecer aos animais uma dieta de qualidade com os valores nutricionais apropriados para cada caso é o melhor investimento que um proprietário pode fazer para que os seus animais de estimação encontrem-se em perfeito estado. Para conseguir uma boa saúde a longo prazo é indispensável utilizar uma boa alimentação, mas nem todos são iguais e há que ter em conta muitos factores na altura de escolher o melhor para cada caso.
Melhoria física e anímica
Uma boa comida não só mantém o pêlo dos animais suaves e brilhante, como também contribui para melhorar o seu estado anímico e incentiva-os a manterem-se activos durante todo o dia. Muitas rações são essenciais para manter o sistema digestivo dos animais de estimação em perfeito estado, o que influi directamente no seu bem-estar diário.
Quando se trata de escolher um alimento para os cães as opções parecem infinitas. Existem diversas marcas, formatos e variedades. Há muita controvérsia no sector e após muitos anos de luta hoje em dia já se está a vender ração de muito boa qualidade.
Dieta à base de proteínas
Alguns alimentos incluem cereais, que se forem de boa qualidade podem converter-se numa excelente fonte de hidratos de carbonos que podem converter-se directamente em energia. Muitos aficionados preferem evitá-los porque muitos animais experienciam problemas alérgicos ao granulado. Os cães são animais fundamentalmente carnívoros e salvo casos excepcionais a sua dieta deve ser potencialmente à base de proteínas.
As empresas de alimentos para cães com melhor reputação escolhem carnes de qualidade aptas para o consumo humano. Essa é uma das coisas principais que diferencia as marcas de gama alta das marcas de gama baixa.
Dieta personalizada para cada raça
Tal como se sucede com as pessoas, alguns cães experienciam alergias ao glúten e deve ser dada ração especial. Muitos animais têm sensibilidade a determinados alimentos e para eles existem dietas mais cuidadosas que lhes ajudam a ter uma vida completamente normal. Os cães de grande porte não devem comer o mesmo que os de raças mais pequenas, da mesma forma que os exemplares mais novos também não devem comer o mesmo que os adultos.
A decisão de como alimentar os cães é complexa. Cada vais mais pessoas opta pelos produtos holísticos e naturais. Apesar de terem um preço mais elevado já demonstraram ter muito bons resultados. Uma das coisas mais importantes é dar prioridade às necessidades nutricionais dos animais.
Escolher os alimentos adequados é um dos maiores factores para garantir a longevidade e a qualidade de vida dos cães. Há que prestar especial atenção aos animais com problemas médicas como as doenças de pele ou os problemas imunológicos, já que esses exemplares devem tomar dietas compostas pelos veterinários.