O Yorkshire, como já sabes, é um cão de tamanho pequeno que às vezes não chega a um quilo de peso, quando é adulto, mas apesar disto, está cheio de energia explosiva.
Os traços mais conhecidos desta raça é a facilidade que tem para ladrar, saltar e mover-se como um tornado.
O que poucos sabem é que além disso é uma raça que não gosta de ser submissa e obediente, e isso faz com que dê muito trabalho na hora de o educar.
Então, o que precisas para educar um Yorkshire? Vou tentar explicar.
Este cão nasceu com o único motivo de ser simplesmente adorável. Pelo seu pequeno tamanho e a sua personalidade excitável, como a de uma criança, antigamente era o preferido pela nobreza para fazer companhia às damas. Todo o mundo queria mimá-lo, e isso não mudou, por isso exceder-se é um erro muito comum.
Para educar um Yorkshire, o principal é não lhe dar todos os caprichos que peça, porque iriamos convertê-lo num animal dominante que faria o que quisesse, quer nós gostássemos ou não.
Como já sabes, o Yorkshire é naturalmente inquieto, excitável e muito enérgico por isso, para lhe dar uma educação adequada, há que ter todas estas coisas em conta: é dominante, caprichoso, e estamos obrigados a ser muito restritos, se queremos um cão que não faça as suas necessidades por todas as partes nem ladre a altas horas da madrugada.
O Yorkshire não consentirá que lhe batamos ou que gritemos com ele, apenas aceitará um dono firme, muito seguro de si mesmo e que jamais dê o seu braço a torcer.
Verás, se decidires que o teu yorkie não sobe para o sofá, nunca o deves permitir jamais.
Simplesmente, se encontrar uma debilidade, irá aproveitá-la para se converter no dono da casa, e dever recordar em todo o momento que és tu quem manda. Caso contrário, este cão será um desastre.
Educar um Yorkshire não é muito diferente de educar um pastor belga ou um pitbull, apenas tens que ser firme e seguro, e o mais importante, inflexível. Nunca cedas às suas exigências, por muito que faça uma carinha adorável, para que saiba que tu és o líder.
Desta forma, será como conseguirás um Yorkshire equilibrado e perfeitamente educado.