Nada de restos de comida
Para o nosso cão os nossos restos de comida não são nada recomendáveis. Devemos evitar a todo o custo alimentar a nossa mascote dessa forma, visto que em vez de lhe fazer bem, só vamos estar a prejudica-lo.
A razão desta proibição é muito simples. Com os restos de comida podemos causar-lhe problemas de obesidade, e isto implica muitos riscos para a sua saúde, como problemas cardíacos e renais.
A nossa comida geralmente contém uma grande quantidade de gordura, o que pode levar a pancreatite nosso amigo fiel. Alem disso, os condimentos que a comida pode levar podem causar-lhe graves gastroenterites, ulceras, etc.
Nada de ossos de galinha, leitão, cordeiro ou coelho
E sobretudo evita oferecer-lhe ossos pequenos ou aqueles que ficam lascados quando se partem (ossos de ave), visto que podem ficar presos na sua garganta, perfurar o estomago ou intestino, ou causar mesmo a morte.
O que podes dar-lhe (e que também deixará a tua mascote muito feliz) são os ossos redondos da carne, como os do joelho e quadril, pedaços de ossos longos como o tutano (que não se partem). Estes servem de brinquedo e também limpam e fortalecem os seus dentes.
Nada de comidas entre horas
Estamos a falar do que nós conhecemos como petiscar. Estamos a falar de circunstâncias típicas como quando estamos a comer algo, o nosso amigo vem ter connosco e põe-se ao nosso lado com a cara de bonzinho a espera que lhe dêmos algo. Não devemos dar-lhe!
É bem possível que este petisco se repita duas ou três vezes por dia e acaba por se tornar uma ração que vai afetar o seu horário de comidas e a sua digestão. Além disso também pode provocar-lhe gases, excrementos com mau cheiro, obstipação, diarreia e mesmo mau hálito e dentes com tártaro e caries.
Pensa bem antes de lhe dares este petisco tão bom que estas a comer. Embora fique com cara triste… é para o seu próprio bem! Poderás encontrar o número de refeições que um cão deve ter por dia neste artigo de alimentação.
O chocolate pode tornar-se mau em excesso
A maioria dos cães adora chocolate, mas pode ser perigoso em alguns casos. O chocolate tem uma substancia chamada teobromina que é uma aminoxantina. São análogos de adrenalina, e é uma substancia que, em doses altas pode ser perigoso para a saúde do animal e comprometer seriamente as suas funções vitais.
Uma dose alta de chocolate no animal pode provocar:
· Um aumento da contratilidade do coração.
· Atuar como um poderoso diurético, produzindo a desidratação
· Afetar o sistema gastrointestinal, causando vómitos e diarreia.
· Provocar ulceras na mucosa gástrica.
· Afetar o sistema nervoso causando convulsões e, em algumas ocasiões, a morte.
· Provocar indigestão.
A maioria das peles, ossos e cartilagens têm um valor nutricional baixo e alto teor de gordura. Além disso, em excesso causa a obstipação e diarreia.