Um dos aspetos mais importantes da educação do nosso cão é a socialização. Há que realizar atividades para conseguir os melhores resultados antes das 12 semanas de vida. Nunca esqueças que se trata de um processo gradual, pelo que tens que ser realizado pouco a pouco.
Uma boa opção é a de planificar encontros de cachorros com os seus donos, para que socializem uns com os outros, tanto cães como humanos. Seria bom preparar jogos nestas reuniões, para se divertirem.
A cada dia há que praticar a inibição da mordidela, para que o aprenda o mais rápido possível. Pratica até que cumpra os 4 meses e meio ou mais. Com cinco ou dez minutos por dia será o suficiente para que o nosso cachorro vá aprendendo.
Faz com que se vá acostumando a ruídos distintos, mas introduza-os pouco a pouco para que não se assuste. Também existem CDs gravados com diversos sons para que os cães se acostumem a eles: trovões, transito, buzinas, etc.
Outra opção é a de gravar tu mesmo os ruídos por tua conta em diferentes lugares e utiliza-los. Os passeios também são uma boa forma de socializar. Embora o leves nos braços, irá acostumar-se a lugares diferentes.
Também deves senta-lo ao teu lado enquanto vês televisão, assim irá acostumar-se a todo o tipo de ruídos estranhos e desconhecidos para ele. Mas nunca esqueças que não deves forçar a socialização, se vires que o teu cão se assusta, baixa o volume da televisão.