Os cães precisam de um espaço próprio para eles, mas também é importante delimitar esse espaço para que o cão conheça os limites estabelecidos. Hoje veremos uma serie de conselhos para delimitar o espaço do cão em zonas como jardins ou apartamentos.
Conselhos para delimitar o espaço do cão no jardim
Costumamos sempre pensar que numa casa com um cão não é possível ter um belo jardim. Isto é um erro já que mediante a delimitação do espaço nesta zona da casa se pode conseguir ter uma mascote feliz e também um belo jardim.
A primeira coisa que deves saber é que para delimitar o espaço de um cão é necessário realizá-lo através da educação. Desta forma e dando-lhes instruções e limites deve ensinar-se o cão qual é o seu sítio.
Nesta educação existem vários elementos que se devem ter em conta, embora a idade seja um ponto fundamental. Por isso, se queremos que o nosso cão respeite os espaços e entenda quais são os seus, deve-se educar desde muito pequeno.
Com isto claro, começaremos com os seus conselhos para delimitar os espaços no jardim. Nunca devemos negar-lhe de forma total o ingresso do cão a esta zona, mas também devemos apenas dar-lhe uma parte dela para que o cão possa mover-se nela com total liberdade, possa escavar, etc.
Recorda que escavar forma parte da natureza do cão e por isso deve admitir-se esse comportamento, mas de forma controlada, claro está. Por isso delimitamos um espaço exclusivo para o cão.
É claro que o cão pode mover-se livremente pelo resto do jardim, mas desde muito novo devemos fixar-nos no que faz para evitar comportamentos inadequados como arrancar flores ou escavar onde não possa e repreendê-lo imediatamente.
Quando o cão passar a prova de estar no jardim e apenas escavar e brincar na sua zona, poderemos deixá-lo sozinho nessa zona.
Conselhos para delimitar o espaço do cão num apartamento
No caso dos apartamentos também se deve realizar um processo de delimitação de espaço com o cão. Desta forma deve-se então realizar a educação e o ensinamento do cão dos sítios onde pode entrar e também dos sítios em que pode realizar as suas necessidades.
Quanto à delimitação dos espaços, a técnica de prémio e castigo fica muito bem já que se podem incentivar boas condutas e corrigir as más.
Assim o que se deve fazer é indicar de forma clara ao cão quais são os espaços que se compartilham e quais não.
Por exemplo, os sofás são apenas para as pessoas, por isso quando se veja que o são sobe para cima deles, é fundamental retirá-lo de lá cada vez que o faça e não premiar este comportamento ou outros que vão contra os limites estabelecidos.