Cada vez é mais frequente caminhar pelas ruas e encontrar cães usando roupa. É uma moda, que tem aumentado em tendência, e favorece, desde o ponto estético a aparência dos animais de estimação.
Este novo estilo mais que um capricho de alguns é uma medida para proteger a saúde dos cães. É certo que alguns cães, naturalmente, possuem as capas de gordura e pêlo necessárias para fazer frente às condições invernais, não é demasia protegê-los do frio.
Quando os cães vivem em interiores, ou de forma doméstica, é normal que encontrem-se adaptados ao ambiente da casa e podem resfriar-se ao sair do passeio ou visitar o veterinário.
COMO ESCOLHER AS PEÇAS DE ROUPA
Para vestir adequadamente ao teu cão deves contar com a sua opinião. Claro que não escutarás palavra alguma sair da sua boca, mas sim poderás observar como é o seu comportamento ao meter-lhe uma roupa.
Quando vás seleccionar a roupa do teu cão deves contar com a sua opinião. Claro que não ouvirás palavra alguma sair da sua boca, mas poderás observar como é o seu comportamento ao meter-lhe uma roupa.
Quando vás seleccionar as peças para vestir o teu cão, assegura-te que o material não lhe faz alergia e que seja de qualidade, de forma tal que não adoeces a sua pele.
O teu cão não deve usar roupa simplesmente porque outros o fazem. Existem várias espécies que possuem as condições físicas adequadas para enfrentar o frio. Recomenda-se que usem acessórios os cães de pêlo curto, cães adultos, cachorros, com problemas de saúde, assim como aqueles que requeiram que se proteja o pêlo. Por exemplo, os Shnauzer precisam de botas em zonas onde haja muita neve, pois esta pode aderir ao seu pêlo e esfriar-lhe as patas.
A TALHA PERFEITA
Sweats, sapatos, casacos, etc. são peças excelentes para vestir o teu cão durante o inverno. És tu quem, a partir do teu gosto e as características do teu cão, decide como vesti-lo.
Se Já estás certo disto, compra peças que lhes cubra o pêlo e a barriga, assim como as costas, partindo da nuca até à cauda.
Nunca forces o teu animal a usar roupa. Experimenta sempre antes de sair de casa e observa se ele comporta-se normalmente ou se fica paralisado ou tenta tirá-la. Se ocorrer as duas últimas hipóteses, então é melhor que não vistas o teu amigo, pois não se sente cómodo.
Nunca coloques ao teu cão uma peça de roupa que fique muito justa e que lhe tire mobilidade. É um mito aquele que diz que quanto mais justa for a roupa, mais calor proporciona. Deves assegurar-te que a vestimenta não possui fechos ou fios que possam criar assaduras ou possam atrapalhá-lo a andar.
A escolha da roupa depende do lugar onde desejas levar o teu cão a passear. Não é a mesma frieza que sente numa montanha como a num parque da cidade, como também terá o mesmo efeito um jersey que um casaco impermeável quando chove.
Na actualidade a indústria da moda estende-se até brindar estilos únicos aos animais de estimação. Cada vez é mais frequente encontrar passarelas onde passam roupa canina, com os seus modelos e designers exclusivos. É por isso, que se decidires vestir o teu cão encontrarás variedade em forma e composição.