O boxer é um cão com muita potência física e muito seguro de si mesmo, embora não seja agressivo por si só. Embora seja um cão guardião e dissuasivo, sabe dominar perfeitamente a sua força física, sobretudo em frente a pessoa aparentemente frágeis como crianças e idosos.
É uma raça fiel e muito entregue aos seus donos, a quem adora. É atento, sempre disposto a ajudar, apresenta um estado alerta permanente e é muito valente.
São muito brincalhões e um pouco teimosos. Embora que, se receberem uma educação firme, são muito obedientes.
Sob o aspeto feroz apresentado pelos boxers, o que encontramos é realmente uma raça mimosa que desfruta do contato físico com as pessoas que ama. Todo este carinho irradia do seu olhar, incrivelmente expressivo.
O boxer pode ser considerado um membro da família. Sabe adaptar-se a quase qualquer circunstância, sempre e quando haja bom ambiente e se respire paz e afeto.
Antes dissemos que é muito compreensivo com as pessoas aparentemente frágeis. Na verdade, é uma raça que ama as crianças e brinca com paixão e cuidado com eles. Isso não significa que podemos ficar indiferentes de todo, quando o animal estiver a brincar com os mais pequenos. Podemos sim estar mais tranquilos porque ele tomará conta deles. Até porque ele gosta de o fazer.
Embora seja um cão familiar, não desconfiará dos nossos amigos. Estando em cada com os seus donos, demonstrar-se-á tranquilo e descansado. Mostraram o oposto quando formos dar um passeio com ele, visto que brincará e correrá até a exaustão. O boxer é um cão que precisa queimar muita energia, por isso precisa de passeios longos e brincar muito.