A educação é crucial se queres manter uma relação feliz com o nosso cão. O segredo de uma boa educação requere um entendimento por parte dos donos de que o cão se comunica através de certos sinais e códigos especiais.
Não é a primeira vez que falamos da educação dos cães, já que comos vemos é um aspeto vital para que a experiência de ter um cão seja totalmente satisfatória. Mas hoje o que falaremos será dos erros que devemos evitar neste processo educativo. Vejamos quais são e porque devemos não cometê-los.
- Nunca devemos castigar um cão se não o vimos a cometer a “infração” no ato. Um cão se esquece muito rapidamente das coisas, e se não o castigar-mos no ato não será capaz de associar o castigo com o comportamento erróneo.
- Não deves continuar a ralhar com o cão se este já estiver submetido ou mostrar medo. Quando um cão se submete, para ele significa que a disputa terminou para sempre. A reação humano diante um ato mau geralmente é continuar a dizer “não estamos contentes contigo porque fizeste mal”, mas o cão não associa o teu comportamento com o que aconteceu previamente.
Quando um cão se submete e aceita a culpa, devemos deixá-lo um pouco calmo e esperar pelo menos quinze minutos para voltar a jogar com ele ou para acariciá-lo.
- Nunca castigues um cão enquanto o chamas, pois é possível que o cão associe depois quando tu o chamares a algo desagradável e logo não vá ter contigo quando o chamares.
- Durante os passeios, nunca voltes a casa exatamente quando o cão tenha feito as suas necessidades. Em caso de o fazeres o cão pode associar que o passeio e as necessidades trazem como castigo voltar para casa, e vai-lhe custar a fazê-las.
- Uma coisa que como dono devemos ter muito claro é que o cão não entende a linguagem humana. Isto quer dizer que se queremos ser dominantes com ele e reforçar a nossa postura, devemos fazê-lo com uma voz energética, com os ombros para trás, o peito para a frente e a cabeça alta.
Num grupo de cães, o dominante aumenta, expande o seu peito e eriça os seus pelos para mostrar domínio. É isso que nós mesmos devemos fazer.
- Não devemos dar ao cão nunca uma recompensa gratuita, sem um comportamento correto prévio. O animal eve associar esse prémio a algo bom, e não acostumar-se a recebê-lo sem fazer nada.