Os cães podem sentir uma serie de medos que nós, os donos dos cães, devemos aprender a superar e ajudar a combate-los já que, caso não seja assim, podem criar-se problemas maiores como pouca sociabilidade ou agressividade no cão afetado.
Os medos de um cão podem apresentar-se por várias razões. Algumas delas são herdadas ou pertencem à sua natureza, como por exemplo o medo de um predador. Por isso mesmo podem apresentar-se medos a elementos fortuitos como ruídos, as tormentas ou fogos.
Também podem apresentar-se medos perante situações próprias dos animais ou perante encontros com pessoas novas que representem para ele um perigo. Estas duas situações geralmente são problemas de sociabilidade que deveria ter-se combatido desde cachorros.
Uma das causas pelas quais se deve tratar estes medos é que estes podem transformar-se em fobias e degenerar em comportamentos mais graves e agressivos.
Uma das melhores formas de combater estes medos nos cães é prevenindo que se apresente comportamentos deste tipo. Para evitar medos, o que se deve fazer é realizar um processo de assimilação correta de situações. Por exemplo, se desejamos que o nosso cão não tenha medo de outros animais ou pessoas deve-se, desde pequeno, começar a socializar com estes elementos.
Mas nesta socialização é muito importante também evitar momentos traumáticos e contatos nocivos como podem ser os contatos com cães agressivos ou pessoas que não gostam de cães, já que isto pode ajudar a criar medos.
No caso de o cão já sofrer de medos, devemos iniciar o plano com um processo de crescimento de confiança.
A primeira coisa que se deve fazer é mudar a atitude própria frente à situação de medo. Normalmente vemos que o cão tem medo, e como se fosse uma criança, vamos consola-lo. Isto é um erro. O que devemos fazer é distrair o animal e não o deixar focar-se no que lhe causa medo.
Em casos de medo, cuidado com o contato na cabeça e na zona da cauda, já que são as regiões onde os cães se podem sentir mais ameaçados. As caricias no peito ou no pescoço são as recomendadas.
É muito importante aplicar o processo de erradicar os medos de forma gradual e não repreendermos o animal por não mudar a sua atitude. Esta reação, da nossa parte, pode ser mais prejudicial.