Quando temos mascotes em casa, uma das cosias que mais notamos é que não sabemos muito sobre elas. Podemos passar roda uma vida na companhia destas mascotes sem conseguir identificar as formas como se comportam ou mesmo a maneira em que se comunicam connosco.
Para todas estas dúvidas a respeito dos comportamentos e as formas de interação entre cães e humanos, hoje traremos uma serie de livros muito interessantes que nos podem servir de muita ajuda, especialmente para melhorar a comunicação entre nós e o nosso cão.
O nosso primeiro livro recomendado tem por título “iGuau! Como interpretar a linguagem dos cães”. Este livro escrito por Javier de Miguel é bastante prático. A ideia geral do livro é apoiar a teoria com um CD que inclui toda uma variedade de sons e compreender o que as suas mascotes tentam dizer.
Em traços gerais, o livro é uma recompilação dos significados dos sons que emitem as nossas mascotes e desta forma saber quando têm fome, quando estão desconfortáveis ou aborrecidos, etc.
É um guia prático para ajudar os donos a ter uma melhor comunicação e relação com as mascotes de casa.
Outro dos livros recomendados é “O grande livro dos cães”. Esta é uma guia escrita por Andreas Hofer, um treinador muito reconhecido que, por meio da sua obra, tenta ajudar as pessoas a receber e a cuidar um cachorro de forma adequada.
Normalmente quando temos um cachorro em casa, é todo um acontecimento, mas em poucos dias começam as dúvidas relativamente ao espaço que deve ocupar, as formas de educação, dieta equilibrada, etc. Tudo isto se reflete nesta guia para novos donos.
O terceiro livro de que falaremos é famoso, mais pelo seu conteúdo do que pela pessoa que o escreveu. O livro tem por nome “O encantador de cães” e foi escrito por Cesar Millán, o treinador mais famoso da televisão.
Aqui estão todos os segredos e formas com que o homem consegue modificar os comportamentos errados das mascotes e fazer com que regressem ao seu comportamento habitual.
Alguns dos melhores conselhos que o livro trás, reúnem formas de tirar as fobias aos cães, hábitos violentos com outros membros da família, formas de interação e muito mais.
Um quarto livro bastante interessante é “O maravilhoso mundo dos cães” de Irene Joyce Blank. Esta autora explica no seu livro cada uma das formas que os cães têm de se comunicar e de atuar dependendo da raça.
Estes livros, além de serem boas obras sobre animais, são uma guia muito produtiva para ajudar as pessoas a definir muito melhor o tipo de mascote que se têm em casa e assim entender melhor o seu comportamento.