A raça de cães Yorkshire Terrier carateriza-se pela sua energia e por serem animais muito sociais e brincalhões. Pelo seu tamanho pequeno, poderia pensar-se que são animais muito frágeis, mas na realidade são cães muito resistentes.
Ainda assim não estão livres de padecer de doenças que se devem prevenir e detetar-se a tempo para que sejam tratadas o mais rapidamente possível.
Nos Yorkshire Terrier mais pequenos podem apresentar-se problemas de saúde como a retenção na saída dos seus dentes permanentes, o que pode causar graves problemas periodontais.
Da mesma forma podem sofrer pontes portossistemicas, que é uma afeção que cria a acumulação de toxinas no sangue devido a uma irrigação de sangue anormal que se desvia do fígado. Isto pode ocasionar problemas de perda de audição, visão e um atraso no seu desenvolvimento.
Além disso podem sofrer uma doença chamada luxação patelar que é muito dolorosa para o animal, já que as suas patas e articulações dos seus joelhos se deslocam, e no momento de realizar uma atividade, não se pode levar a cabo, já que a dor é muito intensa.
Da mesma forma, os Yorkshire Terrier podem padecer urólitos (mais conhecidos como cálculos na vesicula). Esta doença é dolorosa e aborrecida para o cão e os seus sintomas são a maior continuidade de urina e rastos de sangue nela.
Já em idades avançadas, os Yorkies podem sofrer danos, de forma gradual, na sua retina, a qual finalmente leva à perda de visão da nossa mascote.
As fémeas desta raça muitas vezes têm problemas no parto por isso recomenda-se a ajuda de um veterinário, em determinado momento.
Como prevenir doenças no nosso Yorkshire Terrier?
Para prevenir doenças na nossa mascote, o melhor é educa-la para ser ativa, praticar desporto e ter uma alimentação equilibrada.
Igualmente é imprescindível ter todas as vacinas em dia e evitar que sofra situações de risco como ingerir lixo ou comida com alto conteúdo de gordura.
Com isto e muito amor, certamente teremos um cão saudável e feliz durante muitos anos.