O Yorkshire Terrier é o resultado de cruzamentos entre a raça Cairn-Terrier, a Dandie-Donmont, a Skye Terrier e a Bichon Maltês. O seu nome provém da sua região de adoção, Yorkshire, no nordeste de Inglaterra.
Como todos os Terriers da época, este cão era utilizado sobretudo para a caça de roedores. A raça foi fixada em finais do século XIX. O seu êxito e demanda começou nos anos 70, e hoje em dia é um dos cães domésticos mais solicitados pelas pessoas.
Caraterísticas Físicas
Esta raça apresenta uma grande pelagem comprida. O pêlo mantem-se direito na perfeição em ambos os lados, separado por um risco que se estende desde o nariz até à cauda. O seu porte é compacto e o conjunto de formas dá a impressão de corpo vigoroso e bem proporcionado.
De cabeça pequena, possui um crânio não demasiado prominente e um focinho não demasiado comprido. O seu nariz é preto. As orelhas são pequenas, em forma de V, firmes e cobertas de pêlo curto. Os seus olhos são de tamanho mediano, escuros e muito expressivos. Os seus olhos são uma excelente amostra da inteligência que esta raça possui.
Carácter e comportamento
O Yorkshire é um pequeno cão muito dinâmico que pode mostrar-se um bocado teimoso. É um cão desperto, vivo, inteligente e que não deve de ser tratado com um brinquedo, como o Terrier que é.
Possui um caráter bastante exclusivo com os seus donos e nem sempre é muito paciente com as crianças. Para se dar bem com elas, as crianças terão de saber respeitar o seu espaço.
Cuidados da raça
Não se deixe enganar pelo seu pequeno tamanho pois é um cão com muito temperamento, pelo que necessita de uma disciplina firme e saber em qualquer momento quem manda. Não te esqueças das suas origens e lembra-te que ele é um cão muito curioso. Temos de ter cuidado com isso pois por vezes até se perde com tanta curiosidade.
A pelagem do Yorkshire Terrier requer muito trabalho, com uma escovagem frequente e um core pelo menos 4 vezes por anos.