História da raça
De origem russa, o cão Barzoi acredita-se ser da família do cão Lebrel Egípcio, pelo que também é conhecido como Galgo russo.
Ao longo da história tem sido um cão de companhia e de caça, de pessoas influentes como czares e pessoas da nobreza russa.
A época mais obscura desta raça foi durante a revolução soviética, quando se começou a sua matança porque se relacionavam com a riqueza, os excessos e o luxo.
A origem do seu nome vêm ta utilização da palavra russa Borzi, que no sosso idioma se traduz para “veloz”. Este nome deve-se a que antigamente o Barzoi era usado como cão para caçar lobos e demonstravam velocidade nestas caças.
Caraterísticas físicas
Alcançando desde os 27 ate aos 48 quilos, a raça Barzoi é considerada como uma das maiores. Este cão possui boa musculatura, uma fisiologia completamente equilibrada e uma força muito desenvolvida.
As suas cores mais comuns são os brancos, embora alguns possuem riscas pretas ou castanhas.
O seu pelo suave é curto na cabeça e mais longo no resto do corpo. Em algumas zonas é mais ondulado que nas outras. A sua cabeça é muito caraterística já que possui uma forma alargada e nela se localizam umas pequenas orelhas, um focinho pontiagudo e uns olhos muito escuros.
Desta forma, o galgo russo possui extremidades retas e também um corpo que, em conjunto, é muito elegante e delicado. Estas características ajudam-no a ser muito veloz e também a ser um exemplar elegante. Possui também uma boa massa muscular e uma estrutura óssea forte e bem desenvolvida.
As formas do seu corpo não são de todo robustas, apesar do seu peso e a sua grande dimensão. É delgado e possui uma longa e esponjosa cauda que quase sempre tem em baixo. A expectativa média de vida de galgo russo é de 12 a 13 anos.
Caráter e comportamento
O caráter desta raça carateriza-se por ser muito tranquilo. Desta forma são cães carinhosos, reservados e sobretudo demonstram muito efusivamente o amor que sentem pelo seu dono.
A sua forma de ser é reservada e não é agressivo, embora no caso do se sentir atacado ou ameaçado, pode chegar a um confronto em que demonstrará o seu extraordinário poder.
Cuidados com a raça
Esta raça de cão precisa de certos cuidados especiais, sobretudo no seu pelo. Este deve ser escovado de forma frequente para conservar a sua beleza.
Desta forma, é um cão que requere atividade física em maior quantidade que outros cães. Por isso é necessário programar sessões de exercício, seja na cidade ou no campo, embora seja preferível tê-lo em espaços abertos.