História da raça
A história da raça Beauceron prolonga-se à vários seculos atrás, embora não se possa dizer com concreta exatidão a data da sua origem. Já na sua origem, os cães Beauceron ajudavam as famílias com os seus trabalhos de proteção dos seus rebanhos e também exerciam como cães de companhia.
Nos finais do seculo XVIII foram levadas a cabo uma serie de análises sobre dois tipos de cães que se encontravam na França naquela época e que serviam de pastores. A principal diferença destes era o comprimento do seu pelo. Daí se diferenciaram as raças Brie e a Beauce, que era a raça que tinha o pelo curto.
Na década de 20 utilizavam-se exemplares da raça Beauceron para salvar pessoas feridas graças à valentia e à força que estes animais demonstravam.
Caraterísticas físicas
Os traços deste cão são muito simples de distinguir. O Beauceron conta com um pelo curto de cor muito preta e fina. Outra das cores que este tipo de cão pode apresentar são os tons de canela, os avermelhados e também variantes de cinzento.
O seu aspeto geral é como o de um lobo. Conta com uma estrutura corporal, muscular e óssea bem desenvolvida e muito poderosa. O seu aspeto rustico consegue-se pela combinação de todo o conjunto.
A sua cabeça é alongada e o seu focinho também. Quanto aos olhos e aos traços distintos do seu rosto podemos dizer que estes são de bom tamanho e que a cor dor olhos normalmente combina com o tom da sua pelagem. As suas orelhas são alongadas e estão posicionadas em ambos os lados da cabeça.
O seu corpo é proporcional e apresenta um tamanho médio-grande. As suas patas são de tamanho médio e a sua cauda é longa.
Caráter e comportamento
Os exemplares desta formosa raça são cães muito inteligentes e sobretudo ativos.
Devido ao seu caráter energético gosta muito de realizar desporto, correr, saltar e brincar com os donos.
Requerem uma educação enérgica e firme, já que têm no seu instinto, ser cães de confrontos. Por isso devem evitar-se momentos de agressividade desde pequenos.
Mas se forem educados com firmeza e sem violência, os Beauceron caraterizam-se por serem cães muito tranquilos, seguros e carinhosos.
Cuidados da raça
Os cuidados que o cão Beauceron necessita são muito simples. Devemos escovar semanalmente a sua pelagem para eliminar o pelo solto e morto. Pela sua grande necessidade de atividade e o seu caráter enérgico, necessita de muitos momentos diários de exercício e de jogos.
Dessa forma recorda-te que requere uma educação firme desde pequeno. Se evitamos momentos tensos ou violentos desde cachorros, teremos um animal tranquilo e carinhoso na sua idade adulta.