História da raça
Ao contrário de muitas outras raças das que já falamos no CãesMania, esta raça de cães não nasceu graças a busca do cão perfeito para casa.
A razão da existência do Border Collie foi a necessidade que as pessoas tiveram de obter o cão perfeito que ajudasse com o trabalho das ovelhas.
Foi essa necessidade de um cão pastor que deu origem a múltiplos cruzamentos de raças da zona entre a fronteira da Escócia e da Inglaterra. Foi por esta razão que vários anos depois se lhe deu o nome de Border Collie (Collie de Fronteira).
No entanto diz-se que a verdadeira origem foi quando em 1873 houve a primeira competição de cães Collie, a fim de premiar os melhores em termos de controlo de rebanhos.
Para surpresa de todos, um desses cães que se encontrava na competição, fez a diferença em termos de técnica com que conseguia controlar as ovelhas.
A diferença consistia em que não usava a força nem os latidos para guiá-las, mas fazia uso do corpo para guiá-las. Segundo a história, foi deste cão que saiu o resto da raça e descendência do cão.
Caraterísticas físicas
O Border Collie é, de forma geral, um cão muito agravável. Não é muito grande, podendo classificar-se dentro das raças de porte medio. Ao observá-lo nota-se que é um cão forte, com uma estrutura muscular adequada para o trabalho de ajudar com os rebanhos.
Estes cães têm caraterísticas físicas que, em geral, são aptas para garantir um bom trabalho. A sua cabeça é grande e os seus olhos também são grandes e com tonalidades claras, sendo que em alguns, por exemplo, se podem encontrar com olhos azuis ou castanho-claros.
Em relação à altura desta raça, os machos não ultrapassam os 55 centímetros, enquanto as fêmeas apresentam uma altura máxima de 53 centímetros.
Relativamente à pelagem do Border Collie, esta apresenta-se em duas variedades, comprido e curto, embora em ambas as classes apresente uma pelagem dupla, característica das raças desta parte geográfica do mundo.
Outra das caraterísticas típicas desta raça é relacionada com a cor do pelo: O Border Collie em si não apresenta uma só cor, como acontece com a maioria das raças.
Nesta raça, os cães tem variedade de cores, com a única regra de que o branco não deve ser o tom que predomina dentro da pelagem.
Caráter e comportamento
Os Border Collie destacam-se por serem cães muito inteligentes, dinâmicos e leais.
São cães ideais para o treino visto serem muito obedientes e muito inteligentes. Ao serem de uma natureza tão dinâmica, requerem muita atividade física, alem de que possuem um caráter forte pelo que pode ser agressivo com outros animais e com outras pessoas.
Cuidados com a raça
São cães que requerem muito mais atividade física do que qualquer outra raça, por isso é importante que tenham sempre algo para fazer, caso contrário ficam deprimidos.
É também importante que o seu pelo seja penteado três vezes por semana, visto que tende a fazer nós.