História da raça
Este belo animal acompanhou a realeza francesa desde há muitos seculos. Nos seculos XVII e XVIII quando se expande mais a sua popularidade graças às habilidades desenvolvidas e inteligência para a caça desta raça.
O seu nome deve-se a Braco Carlos V, e atualmente conta com um grande número de representantes desta raça nos lares, como cão de companhia e também como acompanhante de caça.
Caraterísticas físicas
A raça Braco francês carateriza-se por ser de tamanho médio ou grande. O seu peso e medidas podem variar, mas o seu comprimento costuma ser de uns 60-63 centímetros, sendo este o tamanho prefeito ou ideal que se espera dele.
Quanto ao porte do seu corpo, em geral é robusto e bem definido. A subestrutura muscular e óssea encontra-se bem desenvolvida e o seu corpo é proporcionado.
A sua cabeça é de grande tamanho, como o seu corpo, mas é leve. O seu focinho é mais amplo do que comprido e pode apresentar-se de forma retangular. Os seus olhos são grandes e a cor normalmente é de café ou amarelo de tom escuro.
As suas orelhas, de tamanho médio, encontram-se localizadas sobre a sua cabeça. Estas são amplas e contam com uma ligeira dobra nas pontas.
O corpo do Braco francês é geralmente amplo, longo e musculoso. A sua cauda é longa. Os seus membros posteriores são longos e fortes.
A pelagem caraterística deste cão é de tamanho médio e pode ser grossa e abundante. Apenas na região da cabeça é que é mais delgado e curto.
As cores desta raça são os castanhos completos ou aqueles combinados com branco e mosqueados, grandes ou pequenos.
Caráter e comportamento
O seu caráter destaca-se por ser um cão ativo e trabalhador. Dessa forma, e apesar de ser valente, a raça Braco francês conta com um caráter carinhoso, sensível e sobretudo confiante e sociável.
Costuma ser muito carinhoso com a sua família, especialmente com o seu dono. Também é um cão que se adapta facilmente a diferentes ambientes e a pessoas. É também uma raça muito fiel, inteligente, fácil de manejar e de ensinar. Demonstra também ser paciente com as crianças e desfrutar da sua companhia.
Cuidados da raça
Os cuidados que esta raça requer não são demasiados. Apenas necessita uma boa escovagem da sua pelagem semanalmente e alguns banhos de forma esporádica.
Ao ser um cão ativo, necessitará de exercício físico ou jogos continuamente. Requer também de uma boa alimentação, de muito amor e das vacinas correspondentes para evitar doenças.