História da raça
Este cão originário dos países da Sibéria e da Rússia é um formoso exemplar que antigamente se usava no sul destas regiões como pastor de diferentes tipos de rebanhos, como os das renas. Desta forma, nas partes do norte, onde o clima era mais difícil e esta raça predominava, usavam-se como cães para puxar trenós.
Em alguns casos também se usavam para a cala, por causa das suas grandes habilidades. O seu temperamento sempre foi tranquilo e por isso, a raça tem sido perfeita para acompanhar as famílias humanas desde sempre.
Apesar de não se conhecer exatamente qual foi a época da sua origem, sabe-se que no ano 1889, e graças a um zoólogo importante, esta raça chegou à Grã-Bretanha. Logo no ano 1909 foi registado o primeiro padrão desta bela raça de cão.
Caraterísticas físicas
Com um peso que vai desde os 18 aos 32 quilos, e com tamanhos de entre 53 e 57 cm, a raça de cães Samoiedo carateriza-se por ser de tamanho grande e, sobretudo, por serem cães de aparência bela e tranquila.
O seu corpo é completamente proporcionado e carateriza-se por ter uma cabeça grande em forma de cunha. O seu focinho é alongado, mas não é pontiagudo. O extremo deste, tal como o nariz, é de cor preta.
Os seus olhos são castanhos e possuem uma forma amendoada. As suas expressões faciais são muito carinhosas e sobretudo demonstram a sua inteligência. Possui orelhas pequenas de forma triangular e tem-nas sempre erguidas.
O seu corpo é robusto, com boa musculatura e possui uma boa estrutura óssea.
Um dos traços mais característicos deste formoso exemplar é o seu pelo abundante. Este cresce de tal forma que no pescoço e na zona dos ombros forma uma espécie de colarinho. A pelagem em geral cobre muito bem o corpo do animal e serve como proteção do frio.
As cores ou tons aceites nesta raça são os brancos e também os tons cremes.
Caráter e comportamento
Quanto ao caráter deste formoso animal, pode dizer-se que é um cão de muita inteligência e fidelidade. E sobretudo, é muito atento às necessidades do seu dono e da sua família.
É também um cão de caráter carinhoso e sobressai o afeto que dá e pede ao seu dono. Desta forma é um cão muito ativo que gosta muito de realizar atividades desportivas.
Em algumas ocasiões pode demonstrar-se obstinado e deixar visível um ligeiro caráter arrogante, sobretudo quando lhes damos coisas de que não gostam.
Cuidados da raça
Devido à sua pelagem abundante, esta deve receber um cuidado especial com uma escovagem, quanto muito a cada três dias.
Também precisa de muitas brincadeiras e espaço para se poder desenvolver e para poder acalmar o seu caráter ativo.