História da raça
Acredita-se que a origem desta raça de cão provém da zona do norte de África.
Alguns falam da raça Barbet como origem e que se deslocaram com os árabes até chegar à península ibérica. Daí a sua expansão e reconhecimento por toda a europa, sobretudo na realeza francesa.
Acredita-se que no início, estes cães eram usados como caçadores de aves, especialmente nas aquáticas. Atualmente o cão Caniche, também conhecido como Poodle, apenas tem algumas características do Barbet, já que os esforços por ter uma raça pura e com cor uniforme foram muitos.
Atualmente é uma das melhores raças de cão de companhia, já que o seu tamanho o torna ideal para a cidade e para o campo. Também o seu caráter e o seu charme o tornam muito atrativo.
Caraterísticas Físicas
Dependendo do tamanho, pequeno ou medio, podem encontrar-se exemplares com peso desde 5 até 30 quilos.
O mais característico deste formoso animal é o seu pelo esponjoso e encaracolado, e a sua variedade de tons claros e escuros vão desde o branco, parrando pelo cinzento, o castanho e o preto.
A sua cabeça e extremidades são completamente proporcionadas. Possui formas elegantes e delicadas, sem o ser realmente em demasia. O seu focinho, tal como a sua cabeça, é de forma retilínea.
Os seus olhos são muito expressivos e normalmente são de cor castanha muito escuros. As suas orelhas são compridas são um traço característico do caniche. A sua cauda é comprida e alta. O se pelo distingue-se pela abundância, além de ser fino e de consistência lanosa.
Caráter e comportamento
O caniche conta com um caráter divertido e muito simpático. É muito sociável e famílias. Desta forma é muito carinhoso e sobretudo brincalhão.
Também é um cão muito expressivo, carinhoso e inteligente, e gosta muito de água.
Cuidados da raça
Dentro dos cuidados que esta raça requere estão as escovagens diárias do seu abundante pelo. Este terá que ser tosquiado periodicamente.
O exercício não é o forte deste cão, embora precise de atividade de forma continua. Também precisa brincar muito e divertir-se.