História da Raça
A origem da raça do cão lobo checoslovaco é muito recente. Este aparece na década de 50, exatamente no ano 55, quando depois de uns cruzamentos se originou este formoso exemplar.
As raças protagonistas destes cruzamentos foram a pastor alemão e os lobos. Estas duas espécies deram origem ao cão lobo da Checoslováquia. Foi apenas na década de 80 quando a espécie foi reconhecida como raça no seu país.
Caraterísticas Físicas
Entre as caraterísticas físicas principais deste formoso exemplar encontramos a grande mistura de traços dos seus progenitores. Além disso destaca-se também o seu grande tamanho, rondando os 60-65 cm.
O seu corpo é longo e estilizado, mas tremendamente forte. Conta também com boas proporções corporais, uma boa musculatura e um forte e bem desenvolvido esqueleto. Apresenta umas extremidades alongadas.
Nos traços da sua cabeça destacaríamos a sua forma triangular, as suas orelhas pequenas, triangulares e sempre erguidas e a forma amendoada dos seus olhos.
Outro traço característico desta raça é a sua pelagem curta e espessa que se apresenta de cor cinzenta. Além disso possui uma boa capa de subpelo que o protege do frio. Outros tons que também se aceitam no lobo checoslovaco são os cinzentos com toques de amarelo ou prata.
Caráter e comportamento
O caráter deste cão destaca-se por ser muito ativo e muito inteligente. Este comportamento foi herdado das suas raízes, já que tanto o pastor alemão como o lobo possuem este caráter. Outros elementos do seu caráter são a sua alegria e o gosto por brincar. Também é um cão de caráter valente e que conta com um temperamento firme.
Para minguar o seu temperamento requer, desde pequeno, uma boa educação onde, com amor e firmeza, se lhe ensinem os bons comportamentos e também a obedecer.
O cão lobo da Checoslováquia é um cão fiel, respeitoso e sociável, embora mostre distancia com os estranhos e requere uma boa socialização desde cachorro para viver com outros animais.
Cuidados da raça
Entre os cuidados que o lobo checoslovaco necessita, destacamos a atividade física e brincadeira. Por isso é que se recomenda para casas de campo ou lugares que contem com maior espaço e tempo para lhes dedicar.
Além disto, é um cão que precisa de companhia para não ficar deprimido, pelo que não se deve deixar sozinho muito tempo. Também requere uma escovagem semanal, vacinas e uma boa alimentação.