História da raça
Aproveitando o encanto que os cachorros têm, os criadores Linda e Steve Rogers de Arizona (Estados Unidos) criaram este cão em 2012 mediante um cruzamento de cães triplos. Para fazê-lo receberam a ajuda de um genetista e de um veterinário reprodutivo.
Parece que o sonho humano da juventude eterna, ou pelo menos ser jovem até aos últimos momentos de existência, foi tornado realidade nestes animais. O sonho de um impossível.
Os cães Cava-Poo-Chon são o resultado de uma mistura entre Cavalier King Charles Spaniel, caniche miniatura e Bichón frisé. Brilham com o mesmo aspecto de sempre, com o pêlo encaracolado nas patas e na frente, como um autêntico cachorrinho.
No início comercializavam-se com um preço de entre 2000 e 3500 dólares cada um e inclusive mais de 50 família regressavam para adquirir outro, segundo contaram os criadores.
Não se pode negar que a etapa mais adorável dos cães, quando mais mimos queres dar e estar junto a eles é a altura em que são pequenos. Parece então sedutora a possibilidade de mantê-los assim a vida inteira.
A ideia inicial era conseguir uma espécie de durasse 20 anos sem que mudasse o seu aspecto e para além disso que fosse hipoalergénica. Uma ideia que resultou na raça Cava-Poo-Chon, um resultado precioso para uns, enquanto outros se perguntam se é importante ou necessário estar a misturar e a alternar espécies quando há tantos abandonados e disponíveis para adoptar. Não há porque investir ou comprar uma espécie tão cara quando muitas outras espécies são igualmente valiosas, se não mais, e necessitam de um dono nos centros de acolhimento de animais.
Características físicas
Os Cava-Poo-Chon têm a cara ampla, nariz recortado e orelhas redondas sobre uma cabeça redonda, como um autêntico urso de peluche.
O corpo é bem proporcionado, podem ser encontrados em vários cores e com o pêlo encaracolado ou muito encaracolado. Não obstante vários especialistas intitularam os cães Cava-Poo-Chon como uma simples “invenção muito cara”.
Carácter e comportamento
São cães muito brincalhões e ainda assim apassiveis, que se comportam muito bem com outros cães e animais domésticos em geral.
Gostam de inventar brincadeiras e receber caricias dos seus donos. São animais mimosos regra geral, nada nervosos, têm uma grande inteligência e uma inclinação natural pela diversão.
Cuidados da raça
Os cães de raça Cava-Poo-Chon não necessitam de cuidado algum em particular. Bastam os cuidados de um cão standard para que vivam na perfeição.
Os criadores asseguram-se que a manipulação genética lhes tenha permitido criar um cão extraordinariamente forte e saudável sem faltas genéticas nem propensões a doenças. Ao serem criados com a ideia de um animal de estimação hipoalergénico, os Cava-Poo-Chon nem sequer desprendem muito pêlo, pelo que inclusive mais de uma dezena de exemplares aceitaram-se como animais de terapia em vários asilos e hospitais.