História da raça
A origem da raça Fox Terrier encontramos na ilha da Grã-Bretanha. A sua criação responde à necessidade de encontrar uma raça apropriada para a caça da raposa.
Fazia falta uma raça resistente, forte e de um tamanho reduzido que pudesse ser introduzida na caça da raposa. E todas estas caraterísticas são as que reúnem os cães Fox Terrier.
Para a sua conceção realizaram-se vários cruzamentos entre cães de raças Bull Terriers e Manchester. O primeiro Fox Terrier foi registado no Kennel Club no ano de 1875.
Caraterísticas físicas
Os traços que destacam o Fox Terrier são o seu médio tamanho e a sua cabeça e focinho caraterísticos. Nestes destacam-se o plano do seu crânio. São traços caraterísticos também as suas orelhas pontiagudas e os seus pequenos olhos castanhos escuros.
Geralmente o olhar desta raça é muito vivaço. Para além disso conta com um corpo bem proporcionado e forte. Possuem uma boa musculatura e pouca gordura. Para além disso são e membros fortes e longos.
A cauda do Fox Terrier normalmente encontra-se amputada ou curta. Em relação aos traços do pelo, este é áspero e rijo. Devido a isto podem-se formar nós com facilidade.
No pelo as cores que se aceitam são os brancos com algumas manchas grandes na zona da cabeça. Estas marcas se apresentam em várias cores, mas o comum é o preto e o castanho.
Caráter e comportamento
O caráter deste belo animal é como a sua aparência. São dinâmicos e vivaços. Para além disso são um pouco temperamentais, pelo que pode ocorrer episódios de ciúmes ou mesmo agressões.
Estes elementos do caráter deve-se à sua natureza caçador, que pode ser corrigida com uma boa educação e sociabilização.
Aparte disto é um cão muito fiel e sobretudo afetuoso com a sua família. Para além disso é muito ativo e disfruta dos exercícios e das brincadeiras.
Cuidados da raça
Dentro dos cuidados da raça deve-se ter em conta o seu elo. Este deve ser cortado e escovado com frequência para evitar nós.
Requer também uma atividade física diária e uma boa educação para diminuir os comportamentos agressivos.