História da raça
Todos os grandes cães têm uma história, sobretudo a que narra a sua origem e os aspetos importantes da sua raça.
Normalmente quando uma pessoa gosta de uma raça de cães, interessa-se por conhecer as raízes deste e o processo pelo qual chegou a ser o que na atualidade conhecemos como um cão de uma ou outra caraterística.
O Golden retriever não é exceção a este tipo de interesse. Esta raça de cães nasceu pela necessidade que os aristocratas e as famílias de classe alta do seculo XIX, que tinham um gosto desmedido pela raça.
Era usual que se usassem certas raças para fazer a tarefa, e entre essas encontramos os Pointer e os Setter.
No entanto, este seleto grupo de pessoas tinham um potencial interesse em encontrar o cão perfeito que se adaptasse a todos os espaços, terrenos e necessidades com o fim de tornar o trabalho muito mais simples.
Diz-se então que, nessa época, muitas das pessoas se dedicavam a este desporto, experimentavam cruzamentos de raças com o fim de encontrar a ideal. Esta prática era totalmente secreta pelo que não se pode precisar o cruzamento original que deu como resultado o famoso Golden Retriever.
Outras histórias asseguram que o Sir Dudle Marjoribanks cruzou um Wavy Coated Retreiver amarelo com um Tweed Water Spaniel e que esta foi a verdadeira origem desta raça, embora tenha necessitado de muitos anos de melhores cruzamentos para chegar ao que conhecemos hoje.
Caraterísticas físicas
O que representa melhor dentro dos aspetos físicos desta raça é a sua forte aparência. Quando se observa um Golden Retriever não se pode evitar sentir que é um cão com uma boa aparência, tanto em elegância como de estrutura.
O seu crânio e peito são mais amplos e encurta-se ou adelgaça-se até às ancas. As patas dianteiras destes cães são fortes e robustas, ideais pada exercer força.
Outra das características ideais é a sua mandibula elástica, a qual é ideal para morder animais.
Os machos desta raça devem ter uma altura entre os 56 e os 57 centímetros, enquanto as fêmeas podem ter alturas entre os 54 e os 56 centímetros.
A pelagem desta raça é bastante completa, no que toca ao asseio. Têm uma subcapa de pelo que é resistente à água, pelo que são ideais em zonas muito húmidas ou de inverno, como a Europa.
As cores em que normalmente se encontram estes cães variam entre o dourado, o preto, o tom de chocolate e o bege.
Caráter e comportamento
O seu caráter doce e manejável faz dele um cão excelente para acompanhar. Possui muita energia pelo que é necessário estas sempre em atividade com ele. É também muito inteligente, dócil e também muito obediente, pelo que sempre tem um dino satisfeito e feliz. São cães que também adoram correr e estar em contato com a água. A sua pelagem torna-os bons para estar neste tipo de contatos.
Cuidados com a raça
Os Golden retriever em geral são cães de muito boa condição física. É necessário ter com eles os cuidados necessários como a alimentação, água, visitas regulares ao veterinário e sobretudo muito carinho.