História da raça
A raça Grande Dinamarquês, ao contrário do que o seu nome possa indicar, tem acompanhado as famílias alemãs por muitos anos. A sua origem remota aos antigos cães Bullenbeisser e também aos Hatz und Saurüden.
Temos conhecimento de utilizações desta raça na época medieval como cão de companhia da realeza alemã.
Entre os anos 1870 e 1880 realizaram cruzamentos em Berlin entre exemplares desta raça para conseguir os traços que hoje conhecemos como o Grande Dinamarquês ou Dogue Alemão.
Atualmente não é uma raça muito difundida, mas é uma raça muito reconhecida devido ao seu tamanho grande. Este pode ir desde os 72 centímetros nas fémeas até aos 80 nos machos.
Caraterísticas físicas
Com um peso aproximado de 50 a 80 quilos, o Grande Dinamarquês é um dos maiores cães existentes atualmente. Dentro dos seus traços característicos, além do seu tamanho, temos a sua cabeça alongada e o seu enorme pescoço.
O seu corpo grande é proporcional, apresentando uns membros longos e uma cauda delgada. Possui uma boa estrutura óssea e também uma força muscular bem desenvolvida.
Quanto às cores que se costumam encontrar na sua pelagem, encontramos o castanho, o preto, e inclusive um tom azulado. A sua pelagem é curta, abundante e densa.
Caráter e comportamento
Este tipo de cães conta com um caráter bastante calmo. É uma raça de cães tranquila, pacifica, amigável e muito carinhosa com os seus donos.
No seu caráter distingue-se perfeitamente o seu gosto pela vida em família e também pela atividade. Destaca-se também a sua fidelidade inabalável e a facilidade com que pode aprender bons comportamentos se estes forem ensinados com paciência e amor.
Cuidados da raça
Para os cuidados do Grande Dinamarquês devemos ter uma higiene correta das suas orelhas e da sua dentição, assim como uma escovagem semanal da sua pelagem.
Deve também realizar uma atividade física moderada e, sobretudo, contar com uma alimentação totalmente equilibrada.