História da raça
O Malamute do Alasca é um dos cães mais formosos e chamativos que podem encontrar-se no mundo das raças. A sua origem ainda é desconhecida visto que não há provas concretas que apoiem uma estória real.
O que parece mais provável é que este formoso Malamute com aspeto de lobo aparecei no ártico à muitos seculos. Acredita-se que os povoadores destas zonas extremas tentavam procurar a ajuda dos lobos para conseguirem obter um transporte efetivo no meio das severas inclemências do ambiente.
Acredita-se que quem deu origem à raça do Malamute do Alasca foi o povo nómada de Mahle, que na sua necessidade de mobilidade começaram a domesticar lobos selvagens para uso domestico.
Com os anos, cada vez mais animais com estas caraterísticas se somavas às longas filas dos trenós. Anos mais tarde, embora as tribos e as populações destas zonas não utilizassem os malamutes como transporte, esses cães deixaram um legado de lobos no meio dos humanos.
Caraterísticas Físicas
Não se pode negar a enorme parecença que esta raça guarda com os lobos. A sua estrutura física faz-nos realmente pensar na ideia de que são lobos domesticados.
Dos muitos traços dos Malamutes do Alasca, são cães muito fortes, de complexão robusta e ossos redondos, caraterísticas que os dotam de uma capacidade excecional para suportar peso e também faz deles bons corredores.
A sua cabeça, da mesma forma que os olhos, apresenta contornos redondos. A diferença dos seus antepassados, os lobos, o seu focinho não é pontiagudo, mas sim arredondado e os seus dentes terminam em forma de tesoura.
Em geral, a aparência de ser um animal muito poderoso, também geram uma imagem dócil e amigável.
As suas patas também estão bem adaptadas da mesma forma que o resto do seu corpo para suportar o duro clima do ártico. Em relação à sua pelagem (que também é uma caraterística importante) os malamutes apresentam dois tipos de pelagem: uma interna gordurosa, que lhe oferece uma impermeabilidade À água e outra externa.
Caráter e comportamento
A diferença do que muitas pessoas possam pensar com esta raça de cão por provir dos lobos, o seu temperamento não tem nada a ver com os seus ancestrais selvagens.
Os Malamutes são cães muito tranquilos e também amigáveis. Desta forma são muito bons com os estranhos ou com as pessoas que veem em geral.
São muito ativos e afetuosos, pelo que, de cachorros são algo incontroláveis. Quando são adultos também possuem a mesma energia e requerem atividades ao ar livre onde possam libertar a energia.
Relativamente à forma em que se dão com os outros cães é importante destacar que podem ser algo agressivos e dominantes com outras raças, sobretudo com outros cães machos.
Cuidados da raça
É importante que realize atividade física todos os dias, mas não se deve exceder. É importante também escová-los diariamente pelas características da sua pelagem.