História da raça
Na origem deste cão grande encontra-se a antiga raça de cão romano Molosoide, também de grande tamanho. Este cão conta com uma história documentada desde o primeiro seculo depois de cristo e tem sido utilizado de diferentes formas.
Nos seus tempos de batalha, combateu juntamente com os exércitos romanos e é o ancestral de uma variedade de cães Mastins.
O nome desta raça em concreto deve-se à região de Itália onde se localiza. Nápoles é a cidade de origem desta raça e é la onde podemos encontrar mais exemplares destes cães.
Atualmente é uma raça de cão reconhecida sobretudo no continente europeu, embora pouco a pouco cá ganhando fama noutros continentes.
Caraterísticas físicas
Com um peso aproximado de 50 a 70 quilos e com tamanhos que vão desde os 65 centímetros até aos 75, a raça Mastim Napolitano é uma raça de tamanho grande e de corpo bem formado e proporcionado.
Possui uma incrível força nos ossos e músculos, sendo estes últimos tão potentes que lhe dão a aparência de um animal poderoso. Conta com uma cabeça ampla e um focinho não muito longo.
O Mastim Napolitano conta também com barbela e com grandes e numerosas pregas de pele na cara, pescoço e pouco mais no corpo. Possui também longas orelhas que se encontram em posição baixa.
Os seus olhos são de cor de café ou negro como o azeviche. Quanto à sua pelagem, esta é curta e espessa. Pode encontrar-se em cores como preto, cinzento, castanho e chumbo.
Caráter e comportamento
Apesar do seu grande tamanho e embora pudéssemos pensar que fosse um cão agressivo por natureza, não é assim. Na realidade é um cão que com uma boa educação e amor é muito pacífico, amável, sociável e equilibrado.
Além disso, carateriza-se por ser um cão muito inteligente. Caso se sinta atacado, costuma atacar de forma selvagem. Dessa forma é um cão muito seguro e tem esse sentido de proteção que poderia ser mal interpretado como agressivo.
É um cão que, em algumas ocasiões é teimoso e obstinado, além de independente. Por isso precisa de um dono e uma família muito firme no ensino e na educação.
Cuidados da raça
Pelo seu comportamento de protetor é necessário ensinar-lhes desde muito pequenos a interagir com estranhos para que não surjam ataques agressivos de forma repentina. Apesar de ser um cão obediente ma sua totalidade, a educação e também a autoridade deve ser mantida no ambiente familiar.
A sua pelagem precisa de uma escovagem semanal, requere uma limpeza correta das orelhas e dentição, e uma alimentação equilibrada, prestando especial atenção à alimentação excessiva, já que são cães muito comilões. Precisa também de atividade física de forma assídua.