História da raça
Este pequeno Terrier (o mais pequeno dos Terriers) colhe o seu nome da região inglesa de Norfolk. Durante muito tempo foi considerado como uma variedade da raça Norwich Terrier, mas foi reconhecido pelo Kennel Club inglês em 1964.
E é que a sua única distinção com a raça Norwich reside nas orelhas que são de corte médio, em forma de V mas ligeiramente arredondadas nas extremidade, caindo para a frente contra a bochecha. E pelo contrário, a orelha do Norwich é firme. Em vários países, como nos Estados Unidos por exemplo, ambas as raças são reunidas numa só.
Caráter e comportamento
É uma raça muito valente, muito sociável, ativa, viva e inteligente. Os cães da raça Norfolk são excelentes companheiros. Mostram-se alegres, carinhosos, tanto com os adultos como com as crianças.
É um cão polifacetado, podendo ser um excelente cão de companhia, mas também um bom cão de trabalho. É uma raça fácil de educar. Ainda que geralmente é um cão muito amável, às vezes pode demonstrar arrogância e agressividade com os desconhecidos.
Não é um cão batalhador nem agressivo com os seus congéneres, ainda que geralmente o é com os gatos que não conhece. Excelente cão de guarda, tem tendência a ladrar muito.