História da raça
A raça Pequeno Basset foi criada através de cruzamentos entre o São Huberto branco, o Braco italiano branco e o Grand griffon (conhecido também como cão branco do rei, utilizado pelos reis de França e os seus cortesãos nas caças).
No caso do Pequeno Basset, os cruzamentos eram feitos com o objetivo de diminuir o tamanho.
Caraterísticas Físicas
É um cão pequeno, ágil, vigoroso e com um corpo ligeiramente comprido. Possui um crânio alongado e não muito amplo, bastante avolumado. O seu focinho é muito mais curto que o do Basset de tamanho grande. É muito pouco comprido e quadrado na sua extremidade.
A trufa é de cor preta, aberta, prominente e bem desenvolvida. As orelhas estão bem dobradas, cobertas de pêlos longos, e situadas abaixo da linha do olho. Não são demasiado compridas. Os olhos são bastante grandes e de expressão inteligente. Sem traços de cor branca.
Os pêlo que cobrem as pálpebras superiores e que caem para a frente não devem tapar o olho. A cauda é de posição alta, bastante grossa no seu nascimento, diminuindo progressivamente até ao seu extremo. Não é demasiado longo e é em forma de espiga.
Caráter e comportamento
É um cão inteligente e intrépido. Afetuoso e dócil, não se altera facilmente e torna-se um companheiro ideal para as crianças. É vivaço e alegre. Muito fiel para aqueles que o rodeia.