História da raça
Esta raça é um modelo reduzido do Pinscher Alemão. Apesar de ser reconhecida desde 1895, só foi exportada da Alemanha a partir dos anos 50. É um dos cães de pequeno porte mais apreciado desde os anos 50.
Ao contrário do pinscher original, a raça anã tem uma cauda normal. Desde a sua primeira exportação que esta raça teve um grande impacto nos Estados Unidos, onde ele se criou o primeiro clube de fans do pinscher anão, ajudando a melhorar significativamente a raça.
Caraterísticas Físicas
Geralmente o pinscher anão mede entre 25 e 30 cm de comprimento. O seu peso ronda os 4 a 6 kg. O seu pelo é curto e sedoso e pode ter apenas uma cor ou com dois tons de preto (pelo preto com marcas vermelhar e castanhas). Hoje em dia o Pinscher anão é uma raça muito popular na europa.
A forma de andar do Pinscher anão parece a de um cavalo com uma flexão acentuada ao nível dos joelhos.
Caráter e comportamento
Os Pinscher anões são cães com muita curiosidade e uma grande quantidade de energia que devemos fazer com que a gaste diariamente. Eles têm uma personalidade mais teimosa, mas muitas vezes são muito carinhosos. Apesar de seu tamanho pequeno, são excelentes guardas, sempre prontos a dar o alarme quando um estranho ou outros animais vêm para a casa.
Cuidados a ter com a raça
O Pinscher anão é uma raça pouco propensa à doença. Apenas suas pernas finas podem representar alguma fragilidade. É um cão que gosta muito de comer, sendo muito propenso à obesidade, por isso temos de acompanhar a sua dieta. Obesidade pode aumentar a fragilidade das suas pernas. Cuidado com a sua gula.