História da raça
Esta raça é originária das ilhas de Maiorca, Ibiza, Menorca e Formentera, onde é conhecida pelo nome de “Ca Eivissenc”. Foram encontrados relevos egípcios com mais de 5.000 anos de idade dentro de pirâmides, com cenas de caça de coelhos e gazelas, onde podemos ver Tesems (cães dos faraós), sem dúvida, antepassados do Podenco Ibicenco. Esta raça espalhou-se pelo norte de Africa e pelo sul de Espanha, devido às diversas invasões. Portanto, dependendo da localização, existem raças diferentes, originárias destes antepassados.
Nas ilhas Baleares encontramos o Podenco Ibicenco, raça que tratamos neste artigo, mas nas Canarias encontramos, por exemplo, o Podenco Canario e na ilha de Malta o galgo dos faraós, etc.
Para a caça o coelho o Podenco Ibicenco é o ideal. É um cão que pode caçar sozinho, dia e noite, e pode fazê-lo nos ambientes mais difíceis, devido à sua visão excepcional, olfato e audição. Também é incrivelmente rápido.
Carater e comportamento
O Podenco apresenta-se calmo, carinhoso e muito chegado ao seu dono. Alem disso é muito paciente com as crianças. Mas é bastante reservado com os desconhecidos. Os machos mostram-se mais dominantes, com membros da mesma espécie.
Cuidados a ter com esta raça
O Podenco Ibicenco pode viver na cidade, mas desde que possa sair diariamente. Precisa de actividades, brincar muito, correr, etc. Há que não esquecer que o Podenco é um cão de caça e que, portanto, devemos acostuma-lo desde pequeno aos outros animais que temos em casa.
Se tivermos um jardim ou um espaço para que ele possa brincar, devemos mante-lo sempre vigiado, pois é um cão que tem tendência a escapar. O podenco Ibicenco precisa receber uma educação decisiva, mas instruída com suavidade, visto ser uma raça muito sensível.