História da Raça
O seu nome provém da cidade alemã onde foi descoberta a raça. Acredita-se que o Rottweiler é um descendente do Bouvier Bávaro, embora existam versões que asseguram que procedeu dos antigos Mastiffs ou Molosos que foram introduzidos na Alemanha pelas invasões romanas.
A Capacidade de aprendizagem, juntamente com uma natureza feroz e protetora, fez dele um líder destemido e eficiente dos rebanhos. Ele leva até conjuntos de gado maior.
Desde o início do século XX que o Rottweiler se espalhou por toda a Europa e América do Norte, alcançando uma maior aceitação, a ponto de ser utilizado em alguns países como órgão auxiliar de polícia e do exército.
Características físicas
O Rottweiler tem um corpo musculado e tem uma agilidade incrível que seu peso e corpo e não param. Os membros são musculosos, amplos e verticais. De cabeça larga, com a testa ligeiramente arqueado, tem olhos pequenos, amendoados e muito expressivos que transmitem lealdade e valor.
Tem uma dentição musculosa com o seu característico “corte de tesoura”." De pelagem espeça e camada inferior de pelo fino, a cauda é cortada na primeira articulação. Esta é forte e musculosa.
Caráter e comportamento
Quando falamos sobre o cão da raça Rottweiler referimo-nos a um cão poderoso e forte, tanto no corpo e caráter. Portanto, esta raça é mais apropriada apenas para pessoas que têm grande experiência com cães fortes.
É um cão equilibrado, calmo, diligente, obediente e, acima de tudo, adora crianças as crianças. Com um bom treino também pode servir como um guarda ou como defesa. É um cão com um grande instinto defensivo. E educar e treina-lo com muita atenção, pois um treino negligente desencadearia a sua agressividade e ameaçaria capacidade para servir e defender o Homem.
Se estabelecer uma relação normal com o meio ambiente e seus o tratarem com carinho, é um cão simpático, amoroso e com um sentido de proteção altamente desenvolvido.
Cuidados a ter com a raça
Como já dissemos, é um cão com energia ilimitada, forte e atlético. A partir dessas características compreende-se que o cão vai precisar de muito exercício. Ela precisa de 2-3 horas de exercício diário. Não só a sua saúde física depende disso, mas também a sua saúde mental.
Esta exigência física é especialmente importante nos filhotes. Inatividade pode causar atrofia dos membros e, às vezes, alguma deformação (pernas abertas ou deformadas). Devemos fornecer-lhe grandes quantidades de água. Por ser tão ativo, tem sede com muita frequência.