Este animal é originário na Hungria. O Vizsla foi usado como um cobrador de presas e também como rastreador. Os seus familiares cruzam-se com os Hound da Transilvânia e os Turkish Yellow Dog, para além de ter traços parecidos ao Braco de Wimar e ao Pointer.
Encontramo-nos com um cão muito dedicado, com energia e vontade de dar mimos. Assim é o Vizsla. Para além disso é muito esperto e, sobretudo, o que mais há a realçar é que é muito dos seus entes queridos, ou seja, muito pegado e familiar.
Gosta que as pessoas que gosta estejam perto, pelo que há que ter em conta que não pode passar muito tempo longe dos seus ente queridos ou ficará demasiado triste, a níveis de depressão e inclusive podendo adoecer.
O ideal para o Vizsla é ter um espaço onde correr, porque é muito enérgico, não pára quieto, sempre cheio de vida, o melhor é que é um cão que adora estar com a sua gente, ou seja, gosta de estar dentro de casa com os seus donos, pelo que não é recomendável deixá-lo sozinho no jardim por muito movido que seja, são dependentes dos seus donos e procuram a atenção deles. É adorável com os pequenos, pelo que não há nada com que se preocupar e para além disso é muito carinhoso.
Nos seus genes leva um ser caçador e não importa se for terra ou água, é um grande rastreador e não parará até conseguir a sua presa, e justamente depois de caçá-lo a levará ao lado do seu dono. O treino para o Vizsla não é difícil, apenas devemos ter vontade de lhe ensinar. Ele tem vontade de aprender e aprenderá rapidamente tudo o que quiseres ensinar. Será um cão final que fará tudo o que for possível para fazer-te feliz.