História da raça
A origem da raça Whippet pode ser encontrada no Reino Unido devido a cruzamentos que se realizaram com diferentes raças de cães. Este cruzamento deu-se devido à vontade da classe trabalhadora do país de querer ter um cão do estilo do Lebrel mas que fosse mais económico de ser conseguido e também de cuidar.
Devido a isto realizaram-se cruzamentos entre as raças do Lebrel italiano e outras como os Terriers.
Dentro das utilizações que esta raça teve através da história, talvez a mais destacada seja a de cão de corrida, graças à sua agilidade e velocidade. Atualmente são reconhecidos, não só no Reino Unido, mas também são muito populares em países como os Estados Unidos.
Características físicas
Com uns 13 quilos de peso de média, a raça Whippet é esbelta e bem proporcionada com um tamanho ligeiramente grande. Os traços corporais que o caraterizam são o seu tronco alongado e também a sua cara fina. Quanto à sua cabeça, esta é de tamanho médio e é de forma alongada na direção do focinho, completamente esguio.
No seu rosto destacam-se os seus olhos redondos e a cor escura destes. O seu olhar é muito expressivo. As suas orelhas são de tamanho médio e encontram-se localizadas a cada lado da cabeça, ligeiramente inclinadas para baixo, na zona das pontas.
A sua pelagem, normalmente de cor castanha com algumas zonas brancas, é fina e muito curta. Dessa forma é abundante e não representa grande proteção contra o clima frio, já que é muito delgado.
Possui também extremidades longas e fortes, que são as que lhe ajudarão a conseguir velocidades até 65 quilómetros por hora. A boa estrutura muscular e óssea são traços característicos desta raça.
Caráter e comportamento
O Whippet é um cão que disfruta muito da atividade, sobretudo dos jogos. Por isso é que o se iniciou nas corridas, porque para ele era um jogo perseguir a lebre.
Desta forma apresenta um caráter muito alegre e carinhoso, sobretudo com o seu dono. Acomoda-se muito facilmente à vida familiar e social, e disfruta da companhia dos humanos e de outros animais.
Também é um animal que demonstra nobreza e docilidade, assim como muita inteligência e fácil aprendizagem.
Cuidados da raça
Devido à sua forma de ser tão enérgica, o Whippet necessita realizar jogos ou atividades diariamente. Também requere uma boa alimentação e ter as vacinas necessárias para prevenir doenças caninas.
Pela pouca proteção que a sua pelagem oferece, não é recomendável ter esta raça em climas muito frios e húmidos. Desta forma necessita uma boa higiene das orelhas e dentes, e sobretudo amor e atenção.