História da raça
A sua origem encontra.se no ano 1928 na cidade argentina de Córdoba. Lá, um reconhecido médico, aficionado pelos cães, foi quem realizou uma variedade de cruzamentos com o cão cordovão até obter a raça Dogue Argentino.
Devido ao seu caráter e à fisionomia do seu corpo, o Dogue chegou a ser uma das melhores raças já que a sua versatilidade nas funções se distinguiu desde o início. Por isso, o seu reconhecimento foi crescendo e tem sido um fiel companheiro durante décadas, como cão de caça ou como cão protetor e de companhia.
Foi só na década de 60 que a sua raça foi reconhecida no seu próprio país. Na década de 70 também foi aceite pela federação internacional como uma raça argentina.
Atualmente, graças às suas habilidades e ao seu temperamento, esta raça é utilizada também como cão policia e como auxiliar em resgates.
Caraterísticas físicas
Com 40 ou 45 quilos de peso, e com um tamanho que ronda os 60-68 cm, a raça de cão Dogue argentino está categorizada como de tamanho médio.
A sua cabeça, tal como o resto do seu corpo, é proporcionada. O seu corpo apresenta muita força muscular. O seu focinho é um pouco alongado. Os seus lábios e também os seus olhos contam com um pigmento característico de tom negro.
Os seus olhos são amendoados e a sua cor normalmente é castanho ou um pouco mais claro. As suas orelhas são de tamanho médio e a sua forma é arredondada. A sua cauda é longa e de boa grossura.
Quanto à pele, esta é lisa e não forma rugas permanentes. Podem apresentar-se algumas pigmentações negras mas em pouca quantidade. A pelagem é curta e densa, dessa forma é fina ou grossa, dependendo do clima. De todas as formas, é muito suave e apresenta como cor única o branco com uma mancha negra caraterística dos olhos e lábios.
Caráter e comportamento
Algo que destaca esta raça é o seu carinho, a sua sociabilidade e o seu caráter tranquilo. O Dogue argentino disfruta muito da companhia da sua família e gosta de jogos com as crianças.
Dessa forma é um cão muito valente e no momento em que seja necessário, servirá de proteção, já que o seu caráter é de defensor. Também é um cão muito fiel e sobretudo agradecido e carinhoso com o seu dono.
Cuidados da raça
Devido à sua pelagem curta, não precisará de muitas escovagens, mas precisará de pelo menos uma semanal. Contudo requer muita atividade física constante e uma alimentação equilibrada.
Devido ao seu caráter de caçador, é necessário educa-lo com paciência e também com amor para eliminar qualquer rasto de agressividade desnecessário.